USAF visitará a Tailândia para avaliar o potencial de aquisição do F-35. Uma delegação da USAF deverá visitar a Tailândia em breve, com o objetivo de avaliar se a infraestrutura da Força Aérea Real da Tailândia (RTAF) poderá receber os caças Lockheed Martin F-35 Lightning II. A informação foi divulgada pela Agência de Notícias Nacional da Tailândia.
A RTAF anunciou no início deste ano que planeja adquirir os caças de quinta geração para substituir sua frota envelhecida de aeronaves de combate. O ACM Napadej Dhupatemiya, Comandante em Chefe da RTAF, revelou que o país considera a comprar oito caças F-35.
Como parte da inspeção, a USAF examinará atentamente para determinar se os recursos e capacidades da Tailândia podem apoiar a compra dos caças furtivos de última geração.
O interesse inicial seria na aquisição de oito caças stealth F-35, para a substituição de uma frota de F-16, em serviço há mais de três décadas, na Ala 1 da Base Aérea de Nakhon Ratchasima.
O F-35 da Lockheed Martin surgem agora como a melhor escolha, depois que os seus valores reduziram significativamente desde que a aeronave foi lançada. Conforme o ACM Napadej, o valor unitário do caça de quinta geração norte-americano estaria em torno de US$ 82 milhões, diante dos US$ 142 milhões quando no seu lançamento.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO