EUA doará 12 helicópteros UH-60 Black Hawk para a Colômbia. O governo dos Estados Unidos anunciou a transferência de 12 helicópteros UH-60 Black Hawk para a Polícia Nacional da Colômbia. As aeronaves serão usadas para o combate ao narcotráfico no país sul-americano.
“Trata-se de uma contribuição multimilionária de capacidade de defesa e continuamos a trabalhar de mãos dadas para proteger os nossos cidadãos”, confirmou o presidente colombiano Iván Duque, ao final de uma reunião com funcionários do governo norte-americano.
Com estas aeronaves, a frota do comando aéreo da Polícia Nacional da Colômbia terá um incremento de capacidade e qualidade, para continuar trabalhando no combate às organizações do narcotráfico e na segurança nacional, especialmente nas áreas rurais do país.
“Em nosso Governo, fizemos as maiores apreensões de drogas da história do país. Somente no no ano passado foram 670 toneladas de cocaína; destruímos cerca de quatro mil laboratórios de processamento de alcalóides por ano, desde o início de nosso governo; e também participamos de campanhas multinacionais como a Orion, que sob a liderança dos dos EUA e Colômbia, outras 22 nações se uniram para lutar contra as drogas na região do Caribe”, disse o presidente colombiano.
Conforme anunciado na Força-Tarefa Antidrogas em setembro de 2021, a estratégia antidrogas concentra-se em três pilares: redução da oferta de drogas; promover a segurança, o desenvolvimento e a justiça em zonas rurais; e proteção do meio ambiente das ações de grupos ilegais armados.
Atualmente a frota de Black Hawk da Polícia Colombiana conta com 19 helicópteros, sendo dez UH-60A (PNC611 à PNC620) e nove UH-60L (PNC600 à PNC604, PNC606, PNC607, PNC609 e PNC610). Dois UH-60L foram perdidos em acidentes (PNC605 e PNC608). Esses helicópteros são empregados em missões de transporte de policiais e apoio aéreo aproximado, principalmente durante as operações antinarcóticos realizadas pelos Comandos de Selva.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO