USAF escolhe o Boeing E-7 Wedgtail como substituto dos E-3 Sentry. A USAF anunciou que irá substituir parte da sua envelhecida frota de E-3 Sentry AWACS de Alerta e Controle Antecipado (AWACS) por novos Boeing E-7 Wedgetail. O comunicado oficial foi divulgado ontem (26/04) no seu site oficial.
De acordo com o comunicado, a USAF realizou uma pesquisa de mercado e identificou que o Boeing E-7 é a única plataforma capaz de atender aos requisitos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD), como gerenciamento tático de combate, comando e controle e seleção de alvos móveis. Além disso as novas aeronaves poderão estar disponíveis dentro do prazo necessário para substituir os antigos E-3.
Foi solicitado uma adjudicação para o Orçamento do Ano-Fiscal 2023 (FY23) no valor de US$ 227 milhões, destinado para pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliações a serem iniciadas no FY23. Esse valor servirá também para a aquisição de uma aeronave protótipo, com entrega planejada para o FY27.
O planejamento da USAF prevê o financiamento para o segundo protótipo no FY24 e a decisão sobre o prosseguimento do projeto no FY25. (* Nota: o ano-fiscal nos EUA, corresponde ao período entre 1º de Outubro de um ano e 30 de Setembro do ano seguinte)
A Comissão de Orçamento ainda propôs a desativação de 15 à 31 aeronaves E-3 AWACS, redirecionando os valores oriundos desses desinvestimentos para o Programa E-7.
O sistema E-7 para as Forças de Defesa Australianas, o que demonstra a aliança inquebrável entre os EUA e a Austrália e a interoperabilidade entre as suas forças armadas, que permitiram à USAF alavancar esse investimento (Fonte: USAF).
Nota RFA: o projeto do Boeing E-7 Wedgetail foi desenvolvido no final dos anos 1990 para atender às necessidades das Forças de Defesa Australianas por um vetor de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C). Desta forma, a Boeing foi contratada pelo governo australiano para realizar a integração de um radar eletrônico Northrop Grumman MESA (Multi-role Electronically Scanned Array) em uma das suas aeronaves. A plataforma escolhida foi o Boeing 737-700NG, altamente modificada para receber todos os sistemas. O nome escolhido para a aeronave AEW remete à maior águia de rapina do continente australiana, a Wedgetail (Aquila audax ), demonstrando a origem do seu projeto.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO