Honeywell vai fornecer a APU do Defiant X. A Sikorsky e a Boeing anunciaram em 25 de abril que selecionaram a unidade de força auxiliar (APU — Auxiliary Power Unit) GTCP 36-150, o gerador do motor principal e o gerador do próprio APU — todos fabricados pela Honeywell, para seu helicóptero Defiant X. O novo contrato vêm depois que a Honeywell foi selecionada, no dia 10 de fevereiro, para fornecer o motor turbo eixo HTS7500 para o Defiant X.
O APU para o Defiant X é um derivado modificado da série de APU GTCP 36-150 da Honeywell em uso com os helicópteros Boeing AH-64 Apache e CH-47 Chinook e em vários jatos Gulfstream. Ele foi personalizado para atender às especificações do Exército dos EUA. A nova APU está “equipada com a mais recente tecnologia de compressor desenvolvida originalmente para o setor de aeronaves comerciais”, de acordo com a Honeywell. A APU 36-150 “fornecerá ar comprimido para a partida do motor principal, ar condicionado, anti-gelo e sistemas de aquecimento”, disse a empresa.
O SB-1 Defiant X, foi desenvolvido para competir no Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA), em substituição aos UH-60 Black Hawk do U.S.Army. Ele compete com o tiltrotor Bell V-280 Valor. O vencedor levará um contrato estimado é de US$ 40 bilhões.
O FLRAA foi iniciado pelo Exército dos EUA em 2019 para desenvolver um novo helicóptero utilitário que substituirá o Sikorsky UH-60 Black Hawk a partir de 2030. O Black Hawk foi desenvolvido nas décadas de 1960 e 1970 sendo selecionado pelo Exército dos EUA em 1976.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS