Força Aérea Argentina trabalha para colocar em voo o terceiro Fokker 28. A Força Aérea Argentina (FAA) está trabalhando para recolocar em operação mais um Fokker 28. Um processo aberto nos Estados Unidos, tem como objetivo a contratação de serviços de inspeção e reparo em um motor de uma das aeronaves que encontra-se fora de operação há alguns anos.
O objeto da licitação internacional é o motor RR Spey 555-15P, pertencente ao Fokker F28-4000 Fellowship matrícula T-02 (c/n 11203). Fabricado em setembro de 1983, ele foi adquirido em fevereiro de 1999 para o Grupo Aéreo Presidencial. Em 2004 ele foi repassado para o I Escuadrón do Grupo Aéreo I da FAA, tendo voado até maio de 2017, quando foi desativado. Ele serviu como fornecedor de componentes e peças para o restante da frota de Fokker 28 que permaneceu em operação até agosto de 2019, quando o último (TC-53) foi retirado de serviço e armazenado em El Palomar.
Com a saída dos Fokker 27 (em 2016) e dos Fokker 28, a frota e cinco C/KC-130 Hércules ficou sobrecarregada acumulando praticamente todas as missões de transporte logístico de passageiros e cargas da FAA. Neste período os Hércules passavam por modernização na FAdeA, e a disponibilidade de células estava baixa. Somando-se a isso, o único L-100-30 já estava fora de operação há algum tempo. Depois de analisar a situação e chegar à conclusão de que não haveria qualquer atribuição de orçamento para a compra de novas aeronaves, o Comando da FAA reviu a sua decisão sobre os Fokker 28, cujas células desativadas ainda tem um certo número de horas disponíveis.
Desta forma, o F28-1000C, TC-52 (c/n 11074), que havia sido retirado de serviço em setembro de 2018 e mantido preservado em condições de voo, foi chamado de volta ao serviço. Após um check de manutenção de quatro meses, ele retornou às operações em 04 de fevereiro de 2020.
O segundo a voltar às operações foi o TC-53 (c/n 11020), desativado em agosto de 2019. Após passar por um programa de manutenção pesada, principalmente para sanar as falhas estruturais encontradas nas suas asas, ele retornou às operações em agosto do ano passado.
Os Fokker 28 da FAA estão reunidos no Escuadrón II (F-28) do Grupo 1 de Transporte Aéreo (G1TA), subordinado à I Brigada Aérea, sediado na Base Aérea de El Palomar, província de Buenos Aires.
Com a revisão do motor RR Spey do “Tango 02” (T-02) – que deverá ser rematriculado como TC-51 – a FAA contará com uma frota de três clássicos jatos bimotores de fabricação holandesa, cujas histórias estavam nos estertores, mas que receberam um novo fôlego para voltar ao voo.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO