LM-100J Super Hércules civis em missão pela Europa. Desde o início do conflito na Ucrânia, tem sido observado um significativo aumento na quantidade de aeronaves militares que sobrevoam o espaço aéreo europeu. Em consequência disso, também são observadas muitas movimentações de tráfegos civis em missões especiais para governos ou agências estatais.
Um exemplo dessas operações são os dois raros quadrimotores Lockheed Martin LM-100J Super Hércules da companhia aérea cargueira norte-americana Pallas Aviation. Nas últimas semanas, esses dois LM-100J brancos, matrículas N67AU e N71KM, realizaram pelo menos 50 voos, principalmente entre a Base Aérea de Ramstein, Alemanha e o Aeroporto de Nowe Miasto nad Pilica, na Polônia.
Os detalhes das operações dos Super Hércules civis não são conhecidos, mas, segundo informações de alguns especialistas, essas aeronaves estão envolvidos em transporte logístico para agências federais dos EUA, que estão atuando em apoio ao governo ucraniano.
Com sede em Fort Worth, no Texas, a Pallas Aviation foi o primeiro cliente do LM-100J, uma versão civil do consagrado avião militar C-130J Super Hércules. Lançado no mercado em 2014, a Lockheed Martin entregou apenas quatro dessas aeronaves para dois operadores. Além da Pallas, que recebeu as suas duas aeronaves em 2019, o governo argelino encomendou quatro LM-100J, incluindo os dois protótipos.
O LM-100J marcou o retorno do Hércules ao mercado de aviação comercial. Entre 1964 e 1992, a Lockheed produziu 114 unidades da versão L-100 civil, derivado do C-130H Hércules. O novo LM-100J é uma versão desenvolvida para o mercado civil, derivado do C-130J-30 Super Hércules. Assim como as versões militares, o LM-100J pode realizar missões de transporte, lançamento de cargas em voo e operações de combate a incêndios.
Curiosamente, em julho de 2016 a fabricante norte-americana anunciou que o primeiro cliente do LM-100J seria a companhia brasileira de logística Bravo Industries, com uma encomenda de 10 aviões. Apesar do comunicado oficial, passados quase seis anos, a negociação não se concretizou.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO