Apache Guardian e Viper candidatos para substituir os Mi-24 da Polônia. O Ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Błaszczak, anunciou que os helicópteros de combate da Boeing e da Bell estão disputando um contrato para reequipar as forças armadas do seu país. O anúncio na semana passada, durante visita ao seu homólogo norte-americano Lloyd Austin em Washington, EUA.
O Ministério da Defesa Nacional da Polônia (MND) deverá escolher entre o Boeing AH-64E Apache Guardian e o Bell AH-1Z Viper, em cumprimento ao Projeto Kruk, que prevê a substituição dos antigos helicópteros Mil Mi-24 Hind do Exército Polonês.
“Temos duas ofertas na mesa para helicópteros de ataque – uma da Boeing e uma da Bell. Escolheremos a melhor oferta. Queremos que essas armas sejam colocadas em operação o mais rápido possível”, disse o ministro da Defesa, Mariusz Błaszczak.
A Polônia está no meio de um esforço de atualização do seu inventário de helicópteros baseado em versões soviéticas do Pacto de Varsóvia. Os antigos Mil Mi-8/17 Hip das Forças Especiais estão substituídos por modernos Sikorsky S-70i Black Hawk, enquanto os Mil Mi-14 Haze de guerra anti-submarino (ASW) estão sendo trocados por novos Leonardo AW101 Merlin.
O contrato que objetiva a aposentadoria dos helicópteros de ataque soviéticos Mil Mi-24, inicialmente teve também a Airbus e a Leonardo na disputa. No entanto, nos últimos anos a Polônia vem direcionando as suas aquisições militares para fornecedores norte-americanos, o que descartou os dois fabricantes europeus do Projeto Kruk.
No ano passado, o vice-ministro da Defesa Wojciech Skurkiewicz disse que o ministério precisaria de “vários anos” para selecionar um novo helicóptero de combate. Entretanto, tudo indica que a invasão da Ucrânia pela Rússia acelerou os planos do governo polonês.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO