USAF testa sistema gerador de oxigênio do T-7 Red Hawk. Os laboratórios de pesquisas e testes da USAF estão realizando testes no Sistema de Geração de Oxigênio a Bordo (OBOGS) que irá equipar o futuro jato treinador T-7 Red Hawk. Projetado para produzir um suprimento ilimitado de oxigênio para os pilotos, o OBOGS é um sistema crítico para aeronaves de caça e treinamento.
“Estamos testando uma nova configuração do OBOGS. A configuração que vamos usar no T-7 não foi usada em nenhuma outra plataforma. Ele consistirá no sistema primário e back-up de geração de de oxigênio”, disse Jessica Allen, líder da Diretoria de Sistemas do T-7A.
Os trabalhos estão sendo realizados em conjunto pela 711ª Ala de Desempenho Humano do Laboratório de Pesquisa da USAF (711st HPW) e pelo Laboratório de Análise e Qualificação de Testes Científicos de Sistemas de Suporte à Vida (LSSSTAQ). O objetivo é coletar dados para garantir o desenvolvimento e funcionamento do sistema de fornecimento de oxigênio para os pilotos do T-7.
Os testes foram divididos em três fases. A primeira consistiu em testes de câmara de altitude não tripulada. O Centro de Excelência em Técnicas de Teste e Análise Científica usou o design de experimentos para auxiliar na mudança dinâmica de parâmetros durante as execuções de teste. Isso permitiu que 40 vezes mais informações fossem coletadas no sistema T-7 OBOGS em comparação com outras plataformas.
Na fase dois, foi usada a centrífuga humana da 711st HPW para realizar testes de aceleração e altitudes tripulados e não tripulados. Participaram dos testes 18 voluntários entre pilotos USAF e membros da equipe. O teste de aceleração foi realizado na centrífuga em taxas de até 8,5 G, incrementadas gradualmente.
“Com esse [teste de altitude tripulado], fizemos de tudo, desde testes de duração do BOS até testes de impedância respiratória, onde tivemos voluntários andando de bicicleta para simular a carga de trabalho na aeronave, até testes de descompressão rápida que cobriam a gama do envelope operacional para o T- 7″, comentou Jessica Allen.
A terceira fase de testes está programada para começar em breve, e será composta por testes ambientais. Após desta última fase, o sistema OBOGS será instalado em cinco aeronaves T-7 para testes de voo ainda este ano.
Fonte: USAF
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO