Bombardeiro B-1B Lancer pega fogo durante manutenção de rotina. Um bombardeiro B-1B Lancer operado pela 7th Wing Bomb da USAF, pegou fogo na noite de quarta-feira (20/04), durante uma manutenção de rotina em um motor, realizada na linha de voo da Base Aérea de Dyess, no Texas. O incidente aconteceu próximo das 22h00 (horário local), e deixou duas pessoas com ferimentos leves.
O comando da Dyess AFB emitiu um comunicado sobre o incidente: “Aproximadamente às 22h de 20 de abril, um B-1B Lancer da Base Aérea de Dyess pegou fogo durante a manutenção de rotina no motor, enquanto estava estacionado na linha de voo.”
Um vídeo foi publicado no Facebook pelo usuário “Air Force amn/nco/snco“, mostrando a aeronave envolta por fortes chamas, que podem ter causado grandes avarias estruturais. De acordo com o Air Force Times, a autenticidade das imagens estariam sendo checadas pela 7th BW.
“A equipe de resposta de emergência chegou imediatamente e conteve a cena. Dois indivíduos ficaram feridos e foram transferidos para o Hendrick Medical Center South, com ferimentos leves, sem risco de vida e já foram liberados.”, informou o comunicado da Dyess AFB.
Conforme noticiamos em abril do ano passado, a USAF suspendeu temporariamente as operações da sua frota de bombardeiros Rockwell B-1B, devido a problemas relacionados com o filtro de combustível. Esta situação foi causada após o pouso de emergência de uma aeronave na Base Aérea de Ellsworth, Dakota do Sul. A suspensão foi retirada duas semanas depois, após uma revisão nos aviões.
Com as primeiras unidades recebidas em meados de 1985, a USAF está em meio ao processo de aposentaria de todos os B-1B Lancer, o que deverá ser concluído nas próximas duas décadas. Em 2021 foram retirados de serviço 17 unidades, permanecendo em serviço operacional 45 bombardeiros, dos 100 originalmente recebidos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO