Angola encomenda três Airbus C295. A Força Aérea Nacional de Angola (FANA) fez um pedido firme de três Airbus C295 para operações multifunção. De acordo com o comunicado da fabricante, serão duas aeronaves configuradas para vigilância marítima e uma unidade para missões de transporte.
Os dois C295 configurados para Vigilância Marítima (MSA) terão um papel fundamental em operações de Busca e Salvamento (SAR), fiscalização de pesca ilegal, controle de fronteiras, apoio em desastres naturais e missões de coleta de inteligência, entre outros. Eles serão equipados com o sistema de missão Fully Integrated Tactical System (FITS) desenvolvido pela Airbus, além de sensores de última geração.
O C295 configurado para missões de transporte, poderão realizar operações táticas de carga e transporte de tropas, paraquedismo, lançamento de cargas e missões humanitárias.
As três aeronaves serão equipadas com a versão mais recente do conjunto de aviônicos Collins Aerospace Pro Line Fusion.
Com esta encomenda, a Força Aérea Nacional de Angola torna-se no 38º operador mundial dos bimotores Airbus C295.
Fonte: Airbus Defense
@FFO
A Força Aérea Nacional de Angola (FANA) deverá receber em breve o seu primeiro Airbus C295W. No ano passado, o governo angolano encomendou três novas aeronaves para capacitação da FANA, sendo duas aeronaves de Vigilância Marítima (MSA) e uma para missões de transporte logístico.
Em "Notícias"
A Airbus prepara-se para entregar novos C295W para a Força Aérea Nacional de Angola (FANA). Trata-se de dois C295MP Persuader de Vigilância Marítima, que estão em voos de testes no Aeródromo de San Pablo, Sevilha, Espanha, onde fica a fábrica da Airbus.
Em "Notícias"
O Ministério da Defesa da Espanha encomendou 16 Airbus C295 nas configurações Aeronave de Patrulha Marítima (MPA) e Aeronave de Vigilância Marítima (MSA). O contrato de € 1,695 bilhões também inclui sistemas de treinamento (Full Flight Simulator e Mission System Simulator) e um pacote inicial de apoio logístico.
Em "Notícias"