Eslováquia de olho nos drones turcos TB2. A Eslováquia manifestou esta semana o interesse e sinalizou que poderá se tornar o segundo Estado-Membro da União Europeia a adquirir os Unmanned Combat Aerial Vehicle (UCAV) turco Baykar Bayraktar TB2. A intenção foi reafirmada no dia 15 de abril pelo ministro da Defesa da Eslováquia, Jaro Nad, que acrescentou que as negociações para equipar as forças armadas do país estavam progredindo.
“Estamos trabalhos na aquisição de drones para as Forças Armadas da Eslováquia, que hoje estão avançando muito bem”, disse Nad em um tweet após se reunir com Haluk Bayraktar, CEO da Baykar. “Hoje tive uma boa conversa com Bayraktar”, mostrando um modelo do UCAV Baykar TB2 com marcações eslovacas.
Os UCAV TB2 são comprovados em combate já tendo mostrado suas capacidades na Líbia, na Síria e no conflito de Nagorno-Karabakh e recentemente na Ucrânia. O TB2 também é empregado pelo Qatar, Azerbaijão e Polônia, que em maio do ano passado se tornou o primeiro membro da União Europeia e da OTAN a adquirir drones da Turquia. A Baykar assinou acordos de exportação com pelo menos 19 países, incluindo um acordo de produção conjunta com a Ucrânia, já que seus produtos ajudam a remodelar a forma como as guerras modernas são travadas. A Ucrânia foi o primeiro país a comprar os TB2 em 2019 tendo encomendado pelo menos 36 unidades, de acordo com Selçuk Bayraktar, diretor de tecnologia da Baykar.
A Sérvia também reiterou este mês sua intenção de adquirir os TB2 enquanto seu presidente, Aleksandar Vucic, prometeu reforçar ainda mais as defesas do país em meio às tensões nos Bálcãs e à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS