EUA aprova possível venda de helicópteros AH-1Z para Nigéria. O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda militar para o governo da Nigéria de 12 helicópteros de ataque Bell AH-1Z Viper, além de equipamentos relacionados. O pacote tem o valor aproximado de US$ 997 milhões e, se efetivado, será realizado através do Programa de Vendas Estrangeiras (FMS).
De acordo com o comunicado emitido pela Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA), o pacote oferecido à Nigéria consiste nas 12 aeronaves, 28 motores T-700 GE 401C (24 instalados e 4 sobressalentes) e dois mil foguetes guiados a laser APKWS (Advanced Precision Weapons System). Chama a atenção a ausência do míssil antitanque Hellfire no pacote de armas destinados à Nigéria.
Também estão incluídos equipamentos de Visão Noturna (NVCD); GPS comercial; equipamentos de comunicação; sistemas de guerra eletrônica; e o canhão de três tubos M197 de 20 mm com munições. O documento também menciona o fornecimento de equipes de suporte; documentação técnica; peças de reposição; ferramentas e equipamentos de testes; bem como o treinamento da equipe técnica e para os pilotos.
Um total de US$ 25 milhões do contrato, serão destinados para o projeto e construção das instalações que abrigarão o helicópteros. Além disto, nesse valor estão incluídos os gastos em assistência técnica-institucional às Forças Armadas da Nigéria no programa Air Ground Integration (AGI), que inclui o desenvolvimento de processos de direcionamento que são legalmente compatíveis com o Direito Internacional Humanitário e as Leis de Conflitos Armados.
A aprovação desta possível venda pelo DSCA norte-americano não indica que os governos já iniciaram as negociações. A Nigéria está em meio a um processo licitatório internacional, e também avalia outras opções de mercado, como os helicópteros turco TAI T-129 ATAK e indiano HAL LCH (Light Combat Helicopter).
@FFO