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Força Aérea Colombiana aposentou o seu último Boeing 727

13 de abril de 2022
Força Aérea Colombiana aposentou o seu último Boeing 727 (Foto: FAC).
Força Aérea Colombiana aposentou o seu último Boeing 727 (Foto: FAC).

Força Aérea Colombiana aposentou o seu último Boeing 727. A Força Aérea Colombiana (FAC) teria decidido retirar de serviço definitivamente o único Boeing 727 da sua frota. Dificuldades para obter componentes de manutenção no mercado e o alto custo operacional estariam entre os principais motivos da aposentadoria do clássico trijato.

De acordo com o site Webinfomil, o Boeing 727-2X3F(Adv), matrícula FAC1204 “Vulcano” (c/n 22608), estava fora de serviço há algumas semanas, por conta da necessidade de troca de um dos seus motores. Diante das dificuldade de encontrar peças no mercado, a equipe técnica FAC avaliou que seria economicamente inviável colocar o 727 de volta às operações, optando por aposentá-lo definitivamente.

Em 2011, o Comando Aéreo de Transporte Militar (CATAM) tinha um Boeing 727-100 (FAC1203 “Apolo”), e necessitava ampliar a sua frota de transporte logístico. Desta forma, ao final daquele ano a FAC comprou o 727-200 da LAS – Líneas Aéreas Suramericanas (HK-4354), designado para o Grupo de Transporte nº 81 do CATAM, onde recebeu a matrícula militar FAC1204 e o nome “Vulcano”. O 727-200 tem capacidade para transportar até 30 toneladas de cargas em 11 paletes, ou 189 passageiros em missões de transporte de tropas ou apoio humanitário.

O B727-200 "Vulcano" realizava o transporte de cargas e passageiros (Foto: FAC).
O B727-200 “Vulcano” realizava o transporte de cargas e passageiros (Foto: FAC).

O “Vulcano” foi o 727 número 1.727 construído, de um total de 1.832 construídos pela Boeing. Ele deixou a fábrica em março de 1981, sendo entregue (na versão passageiros) para a companhia aérea francesa ACI Air Charter International (F-GCMV). Em 1995 ele foi comprado pela empresa belga Constellation International Airlines (OO-LLS). Em 1997 foi convertido para cargueiro e comprado pela empresa norte-americana Amerijet International (N397AJ). Em setembro de 2004, ele foi adquirido pela companhia cargueira colombiana LAS – Líneas Aéreas Suramericanas (HK-4354), até ser vendido para a FAC no final de 2011.

Conforme noticiamos no mês passado, o CATAM está recebendo em breve o primeiro de dois novos Boeing 737-700NG. A aposentadoria do “Vulcano” encerra o capítulo da história operacional dos trijatos Boeing 727 na FAC, que entre 2009 e 2022 contou ainda com o B727-100 “Apolo”.

@FFO

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