Finlândia reclama invasão do espaço aéreo por um Il-96 do governo russo. O Ministério da Defesa finlandês informou que o um jato do governo russo violou o seu espaço aéreo na sexta-feira (08/04). Segundo o comunicado, o Il-96-300 russo teria voado por cerca de três minutos, perto da cidade de Porvoo, no Golfo da Finlândia.
O caso em questão envolveu o Ilyushin Il-96-300, matrícula RA-96014, pertencente ao Destacamento de Voo Especial Rossiya (RSD). Ele foi destacado para a missão de retirar da Alemanha as centenas de diplomatas e funcionários de embaixadas russas fechadas por vários países da Comunidade Européia. Um segundo Il-96 da RSD foi acionado para missão similar a partir de Bruxelas, na Bélgica.
No dia 08/04, o Il-96 RA-96014 realizou o voo “RSD 088” entre o Aeroporto Berlin-Brandenburg (BER/EDDB), na Alemanha, e o Aeroporto de Moscou-Vnukovo (VKO/UUWW), na Rússia. Devido as restrições de sobrevoo impostas aos aviões russos pela Polônia e países bálticos, o jato teve realizar uma rota mais longa, desviando pelo espaço aéreo internacional do Mar Báltico, até acessar o Golfo da Finlândia em direção à São Petesburgo e, finalmente, aproar Moscou.
Foi justamente no trecho sobre o Golfo da Finlândia, na área da Região de Informação de Voo (FIR) Helsinki, quase limite com a FIR São Petesburgo, que ocorreu a rápida invasão do espaço aéreo finlandês.
“A Finlândia sempre leva a sério as violações do espaço aéreo. A Guarda de Fronteira está investigando o assunto. Nossa capacidade de vigilância territorial é boa, detectamos todas as violações e somos capazes de responder a elas de forma eficaz”, disse o Ministro Kaikkonen nas suas redes sociais.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO