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Produção do V-22 Osprey perto do fim

13 de abril de 2022
Produção do V-22 Osprey perto do fim (Foto: USAF).
Produção do V-22 Osprey perto do fim (Foto: USAF).

Produção do V-22 Osprey perto do fim. A produção primeiro tiltrotor americano de sucesso, o Bell-Boieng V-22 Osprey está próximo ser encerrada. Os 481 Osprey do programa das Forças Armada americanas já foram entregues ou estão próximos da entrega final e a equipe da Bell-Boeing já vislumbra que a produção cesse em algum momento nos próximos dois a três anos.

O último lote de tiltrotors dos Fuzileiros Navais e da US Navy provavelmente serão encomendados no início de 2023, quando as empresas terão que acelerar sua busca por outras oportunidades de negócios. Somente os Fuzileiros planejam operar uma frota de 360 ​​Ospreys, e seu desempenho de operações expedicionárias hoje se concentra na flexibilidade oferecida pela tecnologia tiltrotor.

Antes que a produção do V-22 seja encerrada, é importante garantir que os serviços militares tenham todos os tiltrotors necessários até 2055, quando a aeronave está prevista para ser aposentada. Infelizmente, não há como prever com segurança que desgastes podem ocorrer nos conflitos das próximas décadas, ou que novas missões podem surgir que exijam a presença dos V-22 e suas variantes. As novas missões podem incluir qualquer coisa, desde reabastecimento aéreo até guerra eletrônica ou C-SAR.

Por isto os fuzileiros deverão ter todos os Ospreys que planejam, mas não terão provavelmente eles nas capacidades que o futuro exigirá. Este problema é ainda mais pronunciado para as unidades de operações especiais da USAF, que tem uma frota relativamente pequena de Ospreys. Oficiais da USAF alertaram repetidamente sobre o alto custo de manutenção de um pequeno número de aeronaves especializadas e se elas poderão se adaptar as exigências das futuras missões com uma linha de produção fechada que limitaria as atualizações.

Além disto a US Navy, que reduziu uma compra planejada de 48 Ospreys para 44 para o programa COD baseado em porta-aviões para substituir os C-2A/B Greyhound, sem pensar em como o aumento de suas operações marítimas distribuídas pelo mundo podem afetar a pequena frota de tiltrotores e assim prejudicar a sua logística.

Essas preocupações assumem maior urgência hoje, porque se tudo correr conforme o planejado, a produção de novos Ospreys cessará em breve. Os Fuzileiros continuarão a atualizar os modelos mais antigos para a configuração mais recente, mas a cadeia de suprimentos de 400 empreiteiros em 42 estados se dissipará gradualmente assim que estas atualizações e a produção final dos últimos exemplares for concluída.

A Bell e a Boeing já entraram em contato com a USAF, USMC e a US Navy sobre como devem se preparar para o fechamento da linha. Antes que esse passo fatídico seja dado, os planejadores devem se certificar de que possuem tiltrotors suficientes para chegar a metade do século em condições operacionais. Dado que a produção do Osprey cesse, é quase certo que não será retomada. Agora é a hora de acertar o tamanho da frota.

@CAS

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