• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Esquadrão Puma da FAB apoia ações de resgate no litoral do Rio de Janeiro

11 de abril de 2022
Esquadrão Puma da FAB apoia ações de resgate no litoral do Rio de Janeiro (Fotos: FAB).
Esquadrão Puma da FAB apoia ações de resgate no litoral do Rio de Janeiro (Fotos: FAB).

Esquadrão Puma da FAB apoia ações de resgate no litoral do Rio de Janeiro. Após uma semana da forte chuva que atingiu Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty, no Rio de Janeiro, causando deslizamentos de terra, alagamentos e bloqueio de estradas, além de deixar mortos e desaparecidos, as forças de segurança mantêm os trabalhos de resgate. No sábado (09/04) um helicóptero H-36 Caracal do 3º/8º GAV – Esquadrão Puma da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou transporte de carga externa para região afetada.

Na manhã de sexta-feira (08/04), o helicóptero decolou da Base Aérea de Santa Cruz (RJ) com destino à área de um condomínio, onde foi feito o reconhecimento do local e a preparação da carga externa, uma escavadeira pesando 1,5 tonelada. O transporte do equipamento para a área afetada foi realizado no final da tarde, em apoio as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

H-36 Caracal transportando a escavadeira de 1,5 tonelada (Foto: FAB).
H-36 Caracal transportando a escavadeira de 1,5 tonelada (Foto: FAB).

De acordo com o Comandante do Esquadrão Puma, Tenente-Coronel Aviador Bruno Cesar Guimarães de Oliveira, o transporte da máquina feito pelo helicóptero da FAB foi essencial para a localização de vítimas sob escombros pesados. “O Esquadrão Puma solidariza-se com as vítimas e familiares. Para nós, é uma honra ajudar as equipes de resgate no socorro e poder retornar à sociedade benefícios advindos dos investimentos nas Forças Armadas, mesmo em tempo de paz”, destaca o Oficial.

A missão do Esquadrão Puma, nesta operação, teve início ainda no dia 2 de abril. “As regiões ficaram isoladas e as equipes de resgates estavam com dificuldades de chegar aos locais de deslizamento para prestar o socorro. O 3º/8º GAV opera helicópteros com capacidade para decolar com até 31 pessoas ou transportar quase quatro toneladas de carga externa. Assim, foi possível aumentar a eficiência das equipes ao transportar uma maior quantidade de pessoas e cargas para as áreas afetadas”, completa o Comandante.

Esquadrão Puma

O Esquadrão Puma opera na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), desde o início de 2017, com a aeronave H-36 Caracal, responsável por missões de Busca e Salvamento (SAR), Busca e Salvamento em Combate (CSAR), Evacuação Aeromédica (EVAM), Exfiltração e Infiltração Aérea e Transporte Aéreo Logístico, cumprindo missões de Força Aérea em todo o território nacional.

Fonte: FAB

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login