Super Hércules dos ‘Caçadores de Furacões’ da USAF com nova pintura. O 53rd Weather Reconnaissance Squadron (53rd WRS) da USAF, recebeu em 05/04 o primeiro WC-130J Super Hércules no novo padrão de pintura após revisão. A aeronave 96-5300, chegou na Base Aérea de Keesler, no Mississippi, ostentando a camuflagem cinza brilhante e a histórica marcação “Weather” na cauda.
Conhecidos como “Hurricane Hunters” (“Caçadores de Furacões”), o 53rd WRS opera uma frota de dez WC-130J, especialmente modificados para missões de reconhecimento meteorológico. Até 2007 todas as suas aeronaves eram pintadas com a camuflagem cinza brilhante, que foi padronizada para a camuflagem “cinza-tática” usada por toda frota de transporte da USAF.
Nesses quase 15 anos que os WC-130J voaram com a camuflagem cinza-tático, foi observado que em algumas missões de monitoração em furacões e tempestades, ocorriam danos na pintura que às vezes chegavam ao metal, o que não ocorria anteriormente. A conclusão foi que a antiga camuflagem cinza-brilhante era mais adequada para as missões meteorológicas, tando pela maior resistência às intempéries do clima, quanto pela facilidade para retoques na pintura.
“O esquema de pintura cinza brilhante resistiu muito melhor aos elementos de intemperismo durante a temporada de furacões, do que o esquema atual cinza tático. E quando se trata de manutenção e retoque de pintura, o cinza brilhante dura mais. Voltar para a pintura brilhante nos economiza dinheiro e mão de obra”, disse o Sargento Sênior Stephen Connors, Chefe do 403rd Maintenance Squadron.
O Esquadrão da Reserva da Força Aérea (AFRES) é a única unidade da USAF especializada na vigilância de tempestades tropicais e furacões nas regiões do Oceano Atlântico, Mar do Caribe, Golfo do México e no Oceano Pacífico Central, coletando e fornecendo dados para o Centro Nacional de Furacões de Miami. Essas informações são compartilhadas com todas as agências do governo, auxilando a população a se preparar e tomar as melhores decisões para enfrentar os furacões e tempestades.
Apesar do seu apelido de “Hurricane Hunters”, o 53rd WRS não trabalha apenas nas temporadas de furacões. Durante todo o ano, o Esquadrão realiza diversas missões meteorológicas, monitorando, acompanhando e fornecendo dados das tempestades para meteorologistas em todo o país. Por isso os componentes do 53rd WRS desejavam a volta do “Weather” como código de cauda das aeronaves, que expressa melhor o trabalho da unidade.
“Adorei o look old-school, que remonta aos nossos antigos modelos E [WC-130E Hércules], ostentando as marcas ´Weather’. É bom ver que a volta desta tradição”, disse o General de Brigada Jay Jensen, Assistente do Comando da AFRES, ao ver o WC-130J recém-pintado.
Fonte: 403rd Wing/USAF
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO