As duas primeiras aeronaves Boeing V-22 Osprey pertencentes à Força Terrestre de Autodefesa do Japão (Japan Ground Self-Defense Force– JGSDF) chegaram embarcadas no navio-cargueiro MV Green Ridge à Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) de Iwakuni (Yamaguchi), no Japão, no dia 8 de maio de 2020.
O JGSDF encomendou em 2015 cinco V-22 por US$ 332 milhões. Parte da frota deve atuar embarcada no porta-helicópteros da Força Marítima de Autodefesa do Japão (Japan Maritime Self-Defense Forces – JMSDF) Izumo (22DDH). As primeiras aeronaves foram matriculadas JG-91701 e JG-91702. Estas aeronaves foram entregues em 2017, mas continuaram nos EUA, em treinamento, só sendo trasladadas este ano.
Os V-22 serão vitais para a implantação da brigada de anfíbios criada recentemente pela Força de Autodefesa Terrestre do Japão, chamada ARDB (Amphibious Rapid Deployment Brigade), que fortalecerá a defesa das ilhas do sudoeste do Japão contra um potencial inimigo, que poderia ser a Coreia do Norte ou a China.