• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

1ºs Gripen E de série da FAB decolam de Navegantes para Gavião Peixoto

6 de abril de 2022
1ºs Gripen E de série da FAB decolam de Navegantes para Gavião Peixoto (Foto: Saab).
1ºs Gripen E de série da FAB decolam de Navegantes para Gavião Peixoto (Foto: Saab).

1ºs Gripen E de série da FAB decolam de Navegantes para Gavião Peixoto. Os dois primeiros Saab Gripen E de série decolaram hoje a tarde do Aeroporto de Navegantes/SC para a planta da Embraer em Gavião Peixoto/SP por volta das 15h15. Os F-39E FAB 4101 e 4102 irão ainda este ano compor a primeira unidade operacional de Gripen E do mundo: o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), com sede na Base Aérea de Anápolis (BAAN) em Goiás.

1ºs Gripen E de série da FAB decolam de Navegantes para Gavião Peixoto. O FAB 4101 decolando de NVT rumo a GPX (Foto: Saab).
1ºs Gripen E de série da FAB decolam de Navegantes para Gavião Peixoto. O FAB 4101 decolando de NVT rumo a GPX (Foto: Saab).

Os primeiros caças Gripen E de produção em série, chegaram ao país na última sexta-feira – dia 1º de abril, no porto de Navegantes a bordo do navio de bandeira holandesa Marsgracht, pós uma linga jornada desde Porto de Norrköping – Suécia, iniciada no dia 10 de março. Depois de serem desembarcadas e levadas por via terrestre, na noite de 3 de abril, para o aeroporto de Navegantes e de serem preparadas para o translado, finalmente na tarde de hoje foi realizado o voo direto entre NVT e GPX, onde foram recebidas no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

1ºs Gripen E de série da FAB decolam de Navegantes para Gavião Peixoto. O FAB 4102 decolando de NVT rumo a GPX (Foto: Saab).
1ºs Gripen E de série da FAB decolam de Navegantes para Gavião Peixoto. O FAB 4102decolando de NVT rumo a GPX (Foto: Saab).

Os voos foram conduzidos por dois pilotos da FAB, que realizaram treinamentos na Suécia. O voo foi o primeiro realizado em elemento (duas aeronaves) entre dois F-39E de série em espaço aéreo nacional, uma marco para a FAB e a Saab. Com o código de chamada “Prova Negro”, tipicamente usado pelo IPEV (Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo), sendo o “Negro 1” o FAB 4101 e o “Negro 2” o FAB 4102. Um nova etapa para a Aviação de Caça e para a FAB como um todo teve início hoje. 

Mais dois F-39E FAB 4103 e 4104 devem chegar a Navegantes em breve (Foto: Saab).
Mais dois F-39E FAB 4103 e 4104 devem chegar a Navegantes em breve (Foto: Saab).

Para o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, a chegada das duas primeiras aeronaves de produção em série representa um marco para a defesa do espaço aéreo nacional.

“A chegada das aeronaves é resultado de um projeto que, desde o início, buscou o incremento de nossas capacidades dissuasórias, bem como tinha o objetivo de ser um estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento industrial do Brasil. Temos agora uma aeronave multimissão que chega no estado da arte e será o principal vetor para a garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro” ressaltou o comandante.

Os novos caças permanecerão no GFTC até que as aeronaves obtenham o Certificado de Tipo Militar. Depois disso, as aeronaves serão transferidas para Anápolis para as etapas finais da fase de entrega ao 1º GDA.

As aeronaves foram levada a GPX por pilotos da FAB com código rádio “Prova Negro” (Foto: Saab).

“O Brasil participa ativamente do desenvolvimento, da campanha de ensaios em voo e da produção dos caças, como parte do amplo pacote de transferência de tecnologia para a indústria de defesa brasileira. A chegada das duas aeronaves de produção em série é resultado dessa grande colaboração”, destacou Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e head da unidade de negócios Aeronautics da Saab.

Fonte: Saab

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login