Vídeo: preparativos para o translado dos F-39 para GPX. Após serem recebidos no dia 1º de abril, onde chegaram via porto de Navegantes a bordo navio de bandeira holandesa Marsgracht, os dois primeiros Saab F-39E destinados ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) foram desembarcados e levados, na madrugada do dia 3 de abril por via terrestre, até o aeroporto de Navegantes, em um trajeto de 2 km, sendo estacionados no Hangar da Havan. Hoje, pela primeira vez, os FAB 4101 e 4102 acionaram seus motores em solo brasileiro, como parte dos preparativos para o translado até Gavião Peixoto/GPX.
Na manhã de hoje, 6 de abril, os dois F-39E da FAB foram postos no pátio da aérea de hangares do Aeroporto de Navegantes/NVT, em Santa Catarina e iniciaram diversos checks de solo feitos pelo pessoal da Saab, o que incluiu acionamento do motor, taxiamento, check de freios e uma corrida na pista, visando a realização do translado em um voo direto de Navegantes/NVT para Gavião Peixoto/GPX, onde está situada a planta da Embraer.
Assim que os checks forem finalizados, as aeronaves estarão prontas para o translado, o que deverá acontecer de hoje até sexta-feira, dia 8 de abril. É provável que ocorra neste translado o primeiro voo na ala de um elemento de Gripen da FAB no Brasil.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS