Pentágono quer mais UAS MQ-4C Triton. No recente pedido de orçamento da Casa Branca ao congresso para o FY23 para o Departamento de Defesa (US DoD), está incluído o financiamento de três Northrop Grumman MQ-4C Triton, apesar dos riscos previamente sinalizados por relatórios do próprio US DoD de uma interrupção na produção.
A solicitação de orçamento do FY23 inclui um total de US$ 587,8 milhões em financiamento para o desenvolvimento de três plataformas MQ-4C Triton voltado para missões de alta altitude e longa duração (HALE – High-Altitude, Long-Endurance) da Northrop Grumman para a US Navy. Isso foi levado a frente, apesar de relatórios anteriores sugerindo que o programa poderia ser descartado após uma interrupção na produção devido à ausência de financiamento no orçamento no orçamento do FY21.
Tais relatórios repercutiram dentro do defesa australiana, dado o compromisso do governo da Commonwealth de adquirir pelo menos seis dos sistemas aéreos não tripulados como parte do programa AIR 7000 Phase 1B. A Northrop está atualmente contratada para desenvolver três MQ-4C Tritons para a Força Aérea Real Australiana (RAAF – Royal Australian Air Force). A aquisição de três unidades para a US Navy poem um certo alento neste cenário, pois ao menos seis MQ-4C ainda está previstos para serem construídos.
@CAS