Embraer e ELTA buscam clientes para o P600 AEW&C. A Embraer Defesa & Segurança e a ELTA Systems, uma subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), recentemente divulgaram nas Feiras Internacionais Aero Índia 2023 (Índia) e IDEX 23 (Emirados Árabes Unidos) a sua aeronave de médio porte para missões de Alerta Aérea Antecipado e Controle (AEW&C). O projeto P600 AEW&C é baseado na plataforma do jato executivo Praetor 600.
Com o P600 AEW&C a Embraer/ELTA visam o segmento do mercado destinado à plataformas econômicas dos aviões de Alerta Aéreo Antecipado, sendo este o menor jato da sua classe. As empresas não divulgaram nenhuma informação sobre eventuais negociações do P600 nas feiras.
No projeto P600 AEW&C, a Embraer será responsável pela integração dos sistemas à aeronave, enquanto a ELTA fornecerá o radar AESA digital de última geração, instalado sobre a fuselagem. O P600 será equipado com um conjunto completo de inteligência de sinais e eletrônica (SIGINT/ELINT), sistemas IFF (Identification, Friend or Foe), dispositivos de autoproteção (SPS), redes de dados e links de satélite, entre outros recursos.
O Radar ELTA AESA digital Banda S, montado no dorso da aeronave, oferece uma cobertura de 240º e tem a capacidade de identificação e rastreamento de alvos aéreos e terrestres (fixos ou lentos) em longa distância. O Sistema IFF, integrado ao radar, opera nos modos civil e militar com cobertura 360º, respostas ADS-B, pequenas taxas de alarmes falsos e alta capacidade de processamento de alvos simultâneos. O SPS é composto por um sensor de alerta de aproximação de mísseis (MAWS) e um modo passivo de receptor de alerta radar (RWR).
A capacidade de operação em rede fornece ao P600 AEW&C total interoperabilidade, alcançada através das capacidade de Comando e Controle, comunicação por voz e de enlace de dados. Isso garante que informações precisas possam ser trocadas rapidamente por meios seguros entre todos os participantes e tomadores de decisão no ambiente operacional.
CAPACIDADES TÁTICAS DE DATA-LINK INCLUEM
• Representação da Consciência Situacional
• Comando e Controle em Rede
• SATCOM para operação além do alcance visual (BLOS)
• Data-link com linha de visada
• Configurado para operações conjuntas e de coalizão nacionais e internacionais
Na sua configuração interna, o P600 AEW&C conta com três estações de trabalho para os operadores, que são beneficiados pelo sistema de gerenciamento de missão Arkhe da empresa Atech, subsidiária da Embraer. Ele reduz substancialmente a carga de trabalho a bordo, e apresenta uma imagem integrada dos cenários aéreo e de superfície, usando todos os sensores embarcados e de fontes externas.
O jato Preator 600 tem capacidade de operar um teto de serviço de até 40 mil pés, velocidade de cruzeiro de até Mach 0,8 e autonomia de voo de sete horas e meia.
Lançado em 2019, o projeto P600 AEW&C da Embraer/ELTA ainda procura um cliente de lançamento. Não há sinalização de que as forças aéreas do Brasil e de Israel sejam os lançadores do P600, uma vez que a Força Aérea Brasileira está modernizando seus E-99 AEW, baseados no Embraer ERJ-145, e Israel atualmente opera uma frota de IAI/ELTA G550 CAEW.
O P600 AEW será o segundo vetor AEW&C desenvolvido pela Embraer, que no final da década de 1990 lançou o EMB-145 AEW&C, baseado no jato comercial ERJ-145, adquirido pela Força Aérea Brasileira (E-99) e exportado para a Grécia, México e Índia.
A ELTA é líder mundial em aeronaves de missão especial e de radares aerotransportados, como o E-550A Eitam CAEW baseada na Gulfstream G550.
@FFO