Oito vitimas na queda de um helicóptero da ONU no Congo. Um helicóptero da ONU caiu nesta terça-feira (29/03), em uma área à leste da República Democrática do Congo (RDC), controlada pelos rebeldes do Movimento 23 de Março (M23). Líderes da Missão de Paz da ONU na RDC (MONUSCO), confirmaram que não houve sobreviventes entre os oito tripulantes que estavam na aeronave.
O helicóptero Aérospatiale SA 330J Puma, pertencente ao Exército do Paquistão, estava com oito membros da Missão de Paz da ONU, conhecidos como “Capacetes Azuis”. O Puma estava em missão de reconhecimento em uma área onde ocorrem combates entre o M23 e as forças armadas congolesas, em Tshanzu, Província de Kivu do Norte. Os militares da RDC afirmaram que o helicóptero foi abatido pelos rebeldes do M23, que por sua vez não assumiram oficialmente o fato.
Eram seis tripulantes do Exército Paquistanês, além de dois militares – um russo e um sérvio – que estavam atuando na missão de estabilização do país africano. Desde 2011, o Paquistão colabora com a MONUSCO enviando forças da aviação do seu Exército para o Congo, e revelou as identidades dos seus soldados mortos na queda do helicóptero.
A MONUSCO confirmou que conseguiu resgatar os corpos de todas as vítimas, que foram levados para a capital Goma.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO