USAF perto de aposentar grande parte dos E-3 AWACS e E-8C JSTARS. A USAF planeja aposentar metade de sua frota de E-3 Sentry AWACS e a maioria dos E-8C JSTARS entre os anos fiscais (FY) de 2023 e 2024, mas espera um atraso entre a retirada de serviço dessas aeronaves e o recebimento de novas plataformas espaciais ISR que irão substituí-los. A informação dos Oficiais da USAF foi divulgada na apresentação do orçamento de 2023.
De acordo com o Major-General James D. Peccia III, vice-secretário assistente de orçamento da USAF, até o final do FY24 serão aposentados 12 dos 16 aeronaves E-8C JSTARS (Joint Surveillance Target Attack Radar System). Os primeiros oito E-8C seriam aposentados no FY23, com mais quatro no em 2024. Os valores economizados com a aposentadoria desses aviões seriam redirecionados para manter desenvolver as novas capacidades de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
Sobre os E-3 AWACS (Airborne Warning and Control System), a USAF planeja aposentar quinze aeronaves da Base Aérea de Tinker, Oklahoma, citando como principal motivo a preocupação com a confiabilidade e capacidade de sobrevivência. “Vamos para uma nova capacidade. [O E-3] não tem capacidade de sobrevivência em combate futuro, então não nos traz a capacidade de que precisamos”, disse o Major-General Peccia III.
A USAF pretende investir US$ 227 milhões no desenvolvimento de um substituto do E-3 AWACS, que possivelmente será os novos Boeing E-7 Wedgetail, atualmente operados pela Austrália.
Peccia admitiu que haverá uma lacuna de capacidade à medida que novas capacidades, incluindo a plataforma espacial ISR, estão sendo desenvolvidas. “Pode haver uma pequena lacuna, mas não é algo que não possamos gerenciar”, disse ele.
As plataformas E-3 e E-8 têm cerca de 40 anos em média, e está sendo cada vez mais desafiador manter a operacionalidade deles. Por enquanto, as 16 aeronaves AWACS restantes seriam mantidas na Base Aérea de Kadena, no Japão, e na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, disse o Major-General Peccia III.
Em 2023 a USAF decidirá sobre o a futura plataforma com Indicador de Alvo Móvel Aerotransportado (AMTI – Airborne Moving Target Indicator), uma capacidade que historicamente foi fornecida pelo JSTARS. Durante o período de redução da frota JSTARS, a USAF continuará contando com várias alternativas ISR, como o UAV RQ-4 Global Hawk. Sobre a plataforma espacial, Peccia disse que está em estudos.
Fonte: AFM
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