Presidente mexicano reafirma que o 787 da FAM será oferecido em fretamentos para festas. O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador foi questionado sobre o destino do Boeing 787 “Dreamliner” presidencial, durante uma conferência de imprensa realizada na manhã de ontem (28). Obrador reafirmou que o “jato de luxo” será disponibilizado para quem quiser alugá-lo, seja eventos privados de empresas, ou para festas de casamentos ou aniversários.
O Boeing 787 Dreamliner da Força Aérea Mexicana, matrícula FAM 3523, nome de batismo “José María Morelos y Pavón”, será entregue à empresa estatal militar Olmeca Maya-Mexica, que irá gerenciá-lo nos fretamentos privados.
Há mais de três anos, o governo mexicano tenta – sem sucesso – se livrar do Boeing 787 comprado em 2012 para transporte presidencial. O jato foi o sexto produzido pela Boeing, que inicialmente o utilizou como plataforma de testes, antes de vendê-lo para o México.
As últimas tentativas de Obrador foi oferecer o 787 – configurado para 80 lugares – em uma rifa, que não foi adiante. Finalmente pensou-se em trocá-lo por helicópteros de combate a incêndio, em uma ação igualmente infrutífera. O Presidente alega que configuraram como um “avião muito luxuoso”, o que limita a quantidade de interessados.
A Olmeca Maya-Mexica é uma empresa estatal-militar, subordinada ao Ministério da Defesa Nacional, e que atualmente gerencia os aeroportos de Chetumal, Palenque, Tulum e o recém inaugurado Aeroporto Internacional Felipe Ángeles/AIFA, onde ficará baseado o 787 VIP.
Obrador salientou que esta decisão foi tomada para que o avião se mantenha operacional, e que possa gerar rendimentos para pagar as suas despesas e manutenção.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO