Com F-35B os “Ovelhas Negras” do USMC são designados como Esquadrão de Caça e Ataque. Foi realizada em 25 de março, na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (MCAS) de Yuma, Arizona, a cerimônia de redesignação do Marine Attack Squadron (VMA) 214 “The Black Sheep” (“Os Ovelhas Negras”). A alteração do nome é parte da transição operacional dos AV-8B Harrier para os F-35B Lightning II, sendo agora renomeado como Marine Fighter Attack Squadron (VMFA) 214.
Os caças furtivos de quinta geração F-35B Lightning II estão substituindo os AV-8B Harrier, e com isso introduzindo novas capacidades de domínio aéreo às unidades de aviação de combate do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC).
O VMA-214 foi comissionado em Oahu, Havaí, em 1º de julho de 1942 como Marine Fighter Squadron (VMF) 214 “Swashbucklers”, e equipado com os caças F4F Wildcat, posteriormente substituídos pelos F4U-1 Corsair. Ainda durante a 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1943, a unidade foi rebatizada como “The Black Sheep”. Como resultado de suas realizações no conflito, o VMF-214 se tornou o primeiro Esquadrão de caças da Marinha a receber a Citação da Unidade Presidencial por heroísmo extraordinário em ação.
Em 09 de julho de 1957, o Esquadrão foi redesignado VMA-214 passando a atuar em missões de ataque com os FJ-4 Fury no anos seguinte. No início de 1962 os “The Black Sheeps” receberam seus primeiros A-4 Skyhawk, com os quais participaram ativamente da Guerra no Vietnã. Em 1989 foi realizada a conversão para os AV-8B Harrier, com os quais participou de operações de combate em todo o mundo, incluindo a Operação Restore Hope, a Operação Iraqi Freedom e a Operação Enduring Freedom. Mais recentemente, o VMA-214 completou sua implantação final do AV-8B com a 11th Marine Expeditionary Unit, durante a qual participou da Operação Inherent Resolve.
A capacidade STOVL (Short Take Off and Vertical Landing / Decolagem Curta e Pouso vertical) inerente à variante F-35 “B” (Bravo) permite que o USMC opere de forma expedita em locais remotos, tornando a aeronave altamente qualificada para apoiar operações avançadas.
De acordo com o 3th MAW, a chegada do F-35B ampliará as suas capacidades como maior Ala de aeronaves de combate dos USMC, colaborando para a prontidão e desdobramento ágil, mantendo a tradição do seu lema: “Fix, Fly and Fight” (“Conserte, Voe e Lute”).
Fonte: Defense USA
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO