Fotos: B-2 Spirit da USAF realiza missão na Austrália. Um bombardeiro B-2 Spirit da USAF, pertencente à 509th Bomb Wing, sediada na Base Aérea de Whiteman, Missouri, realizou uma operação com a Força Aérea Real Australiana (RAAF) na Base Aérea de Amberley, Austrália. A missão conjunta realizada em 23/03, teve por objetivo o fortalecimento da aliança entre os países e a manutenção da paz da região do Indo-Pacífico.
Para alcançar o território australiano, em voo direto e sem escalas partindo dos EUA, o B-2 matrícula 82-1071, operado por tripulantes do 393rd Bomb Squadron, subordinado à 509th BW, contou com o apoio de um avião-tanque KC-135 Stratotanker da Guarda Aérea Nacional do Alasca, para um reabastecimento em rota.
Na chegada em espaço aéreo australiano, o B-2 da USAF foi interceptado e escoltado por oito caças, sendo dois F-35A Lightning II, dois EA-18 Growlers e dois F/A-18F Super Hornets da RAAF, além de dois F-16C Agressores da USAF. Foi a primeira vez que um bombardeiro B-2 da USAF pousou em Amberley.
Após uma breve estadia em solo australiano e troca da tripulação, o B-2 iniciou o retorno para Whiteman, sem antes se reunir com caças F-22 Raptor da USAF, sediados na Base Conjunta Pearl Harbor-Hickam, no Havaí.
“Este é o teatro mais conseqüente com os problemas de segurança mais desafiadores… e avançar nossa interoperabilidade com aliados críticos como a Austrália é fundamental para manter um Indo-Pacífico livre e aberto”, disse o Almirante John C. Aquilino, Chefe do Comando Indo-Pacífico dos EUA.
A missão do Spirit 82-1071 durou aproximadamente 53 horas entre a ida e a volta, e demonstrou mais uma vez a alta capacidade de alcance global das unidades de bombardeiros estratégicos da USAF.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO