Aviação Naval chinesa operando com o caça J-11B atualizado. A Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAN) recebeu recentemente a versão atualizada do caça J-11B. Pelo menos um exemplar participou de um recente exercício de combate simulado sobre o Mar da China Meridional.
O treinamento foi organizado por uma Brigada subordinada ao Comando de Aviação da Marinha do Teatro Sul do PLA, e os voos ocorreram 24 horas por dia, com missões de combate aéreo e manobras táticas ofensivas e defensivas. Uma reportagem da China Central Television (CCTV) disse que o treinamento contou com mais de 10 caças, que tiveram combates simulados de quatro contra dois e dois contra dois.
Especialistas analisaram as imagens de um J-11B em particular, código “28 AZUL”, chamando a atenção que ele tinha o radome cinza, em vez do padrão preto (foto acima). Mudanças semelhantes foram observadas desde 2019 nos caças da Força Aérea Chinesa (PLAAF). Especula-se que a mudança de cor do radome indica que o J-11B recebeu o novo radar ativo de varredura eletrônica (AESA), no lugar do antigo radar Doppler.
De acordo com especialistas, entre as mudanças previstas nos J-11B atualizados, estão maior alcance de detecção e identificação de alvos, além de permitir a utilização de armas mais avançadas, como o míssil de combate de curto alcance PL-10 e o míssil BVR PL-15. O editor-chefe da revista Aerospace Knowledge, Wang Ya’nan, disse que a China opera um grande número de caças J-11B, e as atualizações aumentarão significativamente a capacidade de combate do PLA.
Os últimos exercícios indicam que a PLAAF e a PLAAN estão recebendo os J-11B atualizados. Além disso, os caças da PLAAN também estão recebendo os motores WS-10 desenvolvidos localmente na China, disse a CCTV.
Com as melhorias, o J-11B atingirá um patamar de quarta geração e permanecerá em serviço ativo com alta competitividade por muito tempo, disseram analistas ao Global Times.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO