A Airbus realizou a primeira operação de reabastecimento em voo totalmente automática, empregando o sistema flying boom. A campanha de testes, realizada no início do ano sobre o Oceano Atlântico, envolveu uma aeronave Airbus A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) equipada com a solução Airbus A3R e uma aeronave de Lockheed Martin F-16 MLU da Força Aérea Portuguesa. A campanha teve um total de 45 horas de teste de voo, onde foram feitos 120 contatos a seco com o sistema A3R, cobrindo todo o envelope de reabastecimento em voo. A fase de certificação começará em 2021. O sistema Automatic Air-to-Air Refuelling, ou A3R, não requer equipamento adicional na aeronave receptora e visa reduzir a carga de trabalho do operador de reabastecimento aéreo (ARO; Air Refuelling Operator), melhorando assim a segurança e otimizando a taxa de transferência de combustível em condições operacionais.
Uma vez que o sistema é ativado pelo ARO, o A3R direciona a lança automaticamente, mantendo o alinhamento entre a ponta da lança (flying boom) e a conexão de reabastecimento do receptor com a precisão de alguns centímetros. O alinhamento adequado e a estabilidade do receptor são verificados em tempo real para manter uma distância segura entre a lança e o receptor e também para determinar o momento ideal para estender o feixe telescópico para alcançar a conexão com o receptor. Nesse ponto, a transferência de combustível é iniciada e, uma vez concluída e a desconexão é comandada, a lança é afastada do receptor, retraindo o feixe telescópico e afastando a lança para manter uma distância de separação segura. Durante esse processo, o ARO simplesmente monitora a operação.