• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia: russos estariam usando pela primeira vez o UCAV Forpost-R

22 de março de 2022
Ucrânia: russos estariam usando pela primeira vez o UCAV Forpost-R (Fonte: @mod_russia).
Ucrânia: russos estariam usando pela primeira vez o UCAV Forpost-R (Fonte: @mod_russia).

Ucrânia: russos estariam usando pela primeira vez o UCAV Forpost-R. Imagens divulgadas pelo Ministério da Defesa da Rússia (MoD) mostram o emprego do Veículo Aéreo Não Tripulado de Combate (UCAV) Forpost-R, no conflito com a Ucrânia. Esta é a primeira vez que o Forpost-R é utilizado em combates. Um vídeo mostra a decolagem do UCAV armado com foguetes de lançamento múltiplos.

O Forpost-R é uma variante aprimorada do UCAV israelense IAI Searcher Mk II, desenvolvido pela Ural Civil Aviation Plant (UZGA), de Yekaterinburg, que em 2011 recebeu a licença para produção na Rússia, usando componentes fornecidos pela Israel Aerospace Industries (IAI). Em meados de 2016, as relações entre o Ocidente e a Rússia se deterioraram, levando Israel a cortar essa logística à pedido dos EUA.

Vídeo divulgado pelo MoD russo em 13/03, mostrando um UCAV Forpost-R decolando armado possivelmente com bombas (Fonte: @mod_russia).

Sem o suporte israelense, o MoD russo fomentou o desenvolvimento do programa de produção local de uma nova versão do Forpost, com a capacidade de ataque. Até aquele ponto, o drone da IAI era usado para missões de vigilância, reconhecimento, aquisição e designação de alvos, ajuste de fogo de artilharia, avaliação de danos e vigilância de missão.

Em agosto de 2019, o MoD apresentou o UCAV designado como Forpost-R, informando que a fase de testes havia sido concluída com sucesso. Em fevereiro de 2020, o fabricante UZGA assinou um contrato com o MoD para o fornecimento de dez UCAVs Forpost-R, para entrega até 2023.

O UCAV Forpost-R é equipado com um motor à pistão russo APD-85, possui uma fuselagem reforçada, que lhe confere maior resistência, sistema eletro-óptico, datalink, autonomia de até 18 horas de voo, alcance de 400 km, teto de serviço próximo de 20 mil pés e peso máximo de decolagem de 500 kg.

Durante a feira de defesa Army 2021 realizada em Kubinka, Rússia, um Forpost-R estava exposto, armado com dois mísseis antitanque da família 9M133 Kornet (ATGM). Em setembro daquele mesmo ano, durante o exercício Zapad 2021, um Forpost-R foi visto armado com duas bombas guiadas da família KAB-20, uma sob cada asa.

A família de bombas “KAB” (Bomba Aérea Corrigida) foi desenvolvida pelo Instituto Central de Pesquisa Científica de Química e Mecânica “Dmitri Mendeleev”. Esta linha de armamentos de 20 kg tem modelos com diferentes sistemas de orientação, como posicionamento a laser e satélite, designados como KAB-20L e KAB-20S, respectivamente, além de diferentes opções de ogiva: demolição, termobárica e penetração.

O UAV é supostamente tem capacidade para transportar até 120 kg. Além das munições da família 9M133 e KAB-20, a iteração de ataque do Forpost-R também pode incluir bombas ‘burras’ de uso geral de queda livre.

Fonte: Janes Defense

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login