Ucrânia: Rússia realiza ataque com o míssil hipersônico Kinzhal. A Rússia admitiu neste sábado – 19/03, ter usado um míssil hipersônico Kh-47M2 Kinzhal para destruir um suposto arsenal de armas subterrâneo na região ocidental de Ivano-Frankivsk, na Ucrânia. Segundo o Ministério da Defesa Russo, citado pela agencia de notícias russa Interfax, esta foi a primeira vez que a Rússia usou o Kinzhal na Ucrânia desde a invasão em 24 de fevereiro. O lançamento foi efetivado por um MiG-31K do 764 IAP das Forças Aeroespaciais Russas (RF VKS – Russian Federation – Aerospace Forces).
O porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, disse em entrevista coletiva que o armazém subterrâneo atingido pelo sistema Kinzhal na sexta-feira, 18 de março, continha mísseis e munição para aeronaves. Na típica guerra de informação e contrainformação, que vem caracterizando este conflito, a Ucrânia confirmou o ataque, mas não o tipo de arma usada, bem como não confirmou a informação russa que o local era um depósito de munição. O video abaixo mostra o impacto ao depósito em Ivano-Frankivsk feito pelo Kh-47.
Este é o míssil ar-solo mais avançado da Rússia. O presidente Vladimir Putin disse em dezembro que a Rússia era o líder global dos mísseis hipersônicos, cuja velocidade, manobrabilidade e altitude os tornam difíceis de rastrear e interceptar. De fato, os sistema ucranianos nem de perto puderam evitar o ataque a Ivano-Frankivsk.
O míssil Kh-47 Kinzhal foi incorporado como parte do arsenal russo em 2018. Ele foi apresentado pela primeira pelo presidente russo Vladimir Putin em março de 2017, mas seu projeto e desenvolvimento começou em 2010. Ele é uma variante do míssil balístico 9K720 Iskander. Com 8 metros de comprimento e capacidade de levar ogivas convencionais e nucleares, ele alcança distâncias superiores a 2.200 quilômetros, voando em velocidades próximas a Mach 10. É considerado como impossível a sua neutralização pelos atuais sistemas de defesa antimísseis.
Devido ao seu tamanho e peso, atualmente, o Kh-47M2 é usado exclusivamente por um pequeno lote de MiG-31K especialmente modificadas do 98º Regimento Aéreo Misto (98 RAM), baseados em Monchegorsk, Murmansk, Península de Kola e pelo 764º Regimento de Aviação de Caça (764 IAP) sediado em Perm/Bolshoye Savino (Sokol) .
O uso de mísseis Kh-47 Kinzhal (Punhal) pela Força Aérea Russa durante a guerra na Ucrânia tem mais uma mensagem política para os Estados Unidos e outros estados membros da OTAN do que fins militares visando a redução da capacidade de combate das forças armadas ucranianas
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS