O adeus a Gérard Moss. O mundo perdeu na última quarta-feira – 16 de março, um explorador, um grande piloto e uma figura humana ímpar, o qual podemos definir como um típico cidadão do mundo. Faleceu na suíça o piloto, engenheiro, escritor, ambientalista e explorador Gérard Moss, aos 66 anos. Nascido na Inglaterra em 16 de maio de 1955, ele tinha dupla nacionalidade (suíça-brasileira). Moss era casado com a queniana Margi Moss, com a qual compartilhou inúmeras aventuras e expedições.
Em 1983, após se formar engenheiro mecânico, Gérard graduou-se como piloto na Califórnia – EUA, vindo para o Brasil, onde montou uma empresa de frete marítimo para o transporte de soja. Porém, a empresa acabou sendo derrotada pelo seu espírito de aventura, presente desde a infância. E este ímpeto de conhecer o mundo não demorou para ser posto em prática, sob a forma de diversas expedições mundo a fora.
Sua primeira expedição foi entre 1989 e 1992, quando completou sua primeira volta ao mundo ao lado de Margi, um queniana de Nairóbi, que ele havia conhecido em Búzios, em 1985. De lá para cá foram mais cinco aventuras ou expedições memoráveis.
Em 1997 eles embarcaram na “Extremo das Américas” – uma expedição até os quatro pontos cardeais das Américas. Saindo do Rio de Janeiro, eles foram do extremo sul do Chile até o norte do Canadá. Sua expedição foi coberta pelo programa Fantástico do Rede Globo.
Em 2001 foi a vez da expedição “Asas do Vento”, onde em um Aeromot AMT-200S Ximango (PT-ZAM), ele realizou a 1ª volta ao mundo em um motoplanador, feito que foi realizado em apenas 100 dias.
Em 2003 iniciou um projeto para analisar as águas das bacias hidrográficas brasileiras denominado “Brasil das Águas” que, posteriormente, foi seguido de outros dois projetos na mesma linha, isto é, de preservação ambiental, visando avaliar o fluxo de água das nuvens e a possibilidade da seca ser causada pelo desmatamento da Floresta Amazônica. Estes projetos foram chamados de “Sete Rios” (2006-2007) e “Rios Voadores’ (2007-2013).
As expedições de Gerard foram apresentados pelo Fantástico da TV Globo, pela TV Câmara, o National Geographic e diversos jornais, revistas e sites. Todos os projetos de Gérard e Margi sempre geraram livros entre eles:
Para saber mais http://mundomoss.com.br/livros/.
Fica o nosso pesar pela sua partida. Porém, seu legado estará sempre presente, ao qual fazemos questão de agradecer e lembrar as futuras gerações.
@CAS