USMC/USN: operações conjuntas tripuladas e não tripuladas. O Marine Operational and Test Evaluation Squadron 1 (VMX-1) do USMC equipado com o Bell AH-1Z Viper e o Helicopter Sea Combat Squadron 23 (HSC-23) da US Navy se uniram para conduzir o desenvolvimento da integração de aeronaves de asas rotativas tripuladas e não tripuladas na Naval Air Facility de El Centro, Califórnia, no dia 10 de março.
Durante todo o exercício, UH-1Y Venoms e AH-1Z Vipers do VMX-1 realizaram ataques enquanto um helicóptero não tripulado Northrop Grumman MQ-8C Fire Scout do HSC-23 ajudou na detecção de alvos e coordenação de ataques por meio de seus pilotos operando remotamente em uma estação terrestre.
Tanto o USMC quanto a Marinha dos EUA estão realizando esses testes de desenvolvimento para melhor alinhar com a estratégia de defesa nacional e a orientação de planejamento do Comando da Marinha de 2018, o emprego de plataformas tripuladas de asas rotativas com aeronaves não tripuladas, também de asas rotativas.
O Comandante do VMX-1, Coronel Byron Sullivan, disse: “Esta oportunidade promove maior familiarização e desenvolvimento de conceito da equipe tripulada e não tripulada que gera confiança e eficiência. Nossa parceria é parte integrante da visão do Comandante e [Chefe da Operação Naval] de abraçar o futuro da guerra e transformá-lo em nossa vantagem no campo de batalha”.
Este emprego segue um mesmo conceito dos futuros sistemas loyal wingman, que visa colocar aeronaves de combate tripuladas com não tripuladas.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS