Terceiro 737NG da RAF está próximo do voo inaugural. O novo Boeing 737-700NG destinado para a Royal Air Force (RAF) realizou na segunda-feira (14/03), testes de taxiamento na área industrial da Boeing, no Aeroporto Municipal de Renton (RNT/KRNT), estado de Washington (EUA). Futuramente ele será convertido em uma aeronave E-7A Wedgetail Mk.1 de Alerta Antecipado e Controle (AEW&C).
O Boeing 737NG, matrícula de testes N576JK (c/n 66840), código “BOE149”, tinha programado o seu voo inaugural no mesmo dia, porém foi cancelado devido as condições meteorológicas desfavoráveis.
Este 737 será o terceiro E-7A Wedgetail Mk.1 da RAF, que já tem outros dois em processo de conversão militar AEW&C. A diferença é que os dois primeiros estão sendo modificados a partir de células adquiridas usadas, enquanto o N576JK é uma aeronave nova, produzida pela Boeing.
Em março de 2019 o Ministério da Defesa do Reino Unido assinou um contrato com a Boeing no valor de £1,5 bilhão (US $ 1,8 bilhão), para a aquisição de cinco E-7A Wedgetail AEW, com objetivo de substituir a sua frota de antigos E-3D Sentry do Esquadrão Nº 8 da RAF Waddington, Lincolnshire. Em março de 2021, o MoD anunciou a redução do pedido para três exemplares, face aos cortes em alguns programas de defesa. Os novos E-7A Wedgetail serão baseados na RAF Lossiemouth, em Moray, Escócia.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO