Ucrânia: Su-25 russo atingido por MANPADS retorna à base. O Ministério de Defesa da Rússia divulgou ontem (14/03), imagens de um bombardeiro Sukhoi Su-25SM Frogfoot, que retornou de uma missão de ataque na Ucrânia, após sofrer avarias causadas por disparo de um sistema portátil de defesa-aérea do tipo MANPADS (Man-Portable Air-Defense Systems).
As imagens divulgadas pelas autoridades russas mostram o Su-25 bastante danificado, com diversas perfurações na fuselagem e o motor da direita completamente destruído. Mesmo com tamanhas avarias, o piloto da Força Aerospacial Russa (RF VKS), conseguiu trazer o jato de volta para a sua base operacional na Belarus.
Um pequeno texto explicou que o jato (cujas marcas de identificação foram cobertas no vídeo), estava voando como Ala com outro Su-25, pilotado pelo Tenente-Coronel Denis Litvinov. Durante a missão de combate na “zona de operação militar especial” (lembrando que a Rússia não denomina a invasão do território ucraniano de guerra), o Su-25 (Nr. 2) foi atingido por um disparo de MANPADS ucraniano.
De acordo com as informações do MD russo, um segundo míssil foi disparado pelos ucranianos contra o Su-25 do Ten Cel Litvinov (Líder da Esquadrilha), que estava oerecendo cobertura para o seu Ala atingido, mas conseguiu se evadir do segundo míssil utilizando flares de autoproteção.
Após avaliar a situação, o piloto do Su-25 Nr. 2 atingido, decidiu não abandonar o jato, desligando o motor danificado para o retorno até a base. Segue a descrição: “Durante a aproximação para o pouso, o piloto do Su-25 avariado relatou falhas nos sistemas de controle e nos aviônicos, mas conseguiu pousar graças à assistência prestada pelo Líder da Esquadrilha que o acompanhava. O pouso foi sem intercorrências. Graças às ações de sangue frio e habilidosas do piloto Denis Litvinov, ele conseguiu salvar a vida de seu amigo e do avião de combate. Ambos os pilotos são apresentados para condecorações do Estado”, finalizou o relato.
Em operação desde 1975, o projeto soviético Su-25 “Frogfoot” é um jato de ataque ao solo e de suporte aéreo aproximado, amplamente reconhecido por sua grande capacidade de resistência em combate, com dezenas de relatos de pousos bem sucedidos após ser atingido em missões.
Considerado um equivalente ao A-10 Thunderbolt II dos EUA, o “Frogfoot” (código OTAN) pode transportar cerca de quatro toneladas de armamentos, como mísseis anti-radar, bombas guiadas e foguetes, além de ser equipado com canhão duplo de 30 mm.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO