Força Aérea Argentina finaliza testes em voo com o pod “Tordo”. A Direção Geral de Pesquisa e Desenvolvimento, da Força Aérea Argentina (FAA), anunciou o final da campanha de testes em voos com os novos pods subalares “Tordo”, calibre 7,62 mm, montados em aeronaves Embraer 312 Tucano.
As avaliações foram realizadas nos Campos de Tiros de La Cruz, pertencente a Escola de Aviação Militar de Córdoba, e no Campo de Tidos Dragones de Malvinas, da Base Aérea Militar de Mar del Plata.
Desenvolvido localmente, o pod “Tordo” com calibre 7,62 mm (.30 polegadas), será destinado para equipar as aeronaves aeronaves Embraer 312 Tucano e os jatos de ataque IA -63 Pampa da FAA, em missões de treinamentos contra alvos terrestres e aéreos.
O “Tordo” foi completamente desenvolvido e fabricado pela Área de Materiais de Río IV, em conjunto com o Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento, além do envolvimento de inúmeros órgãos da FAA. Os testes em campo completam mais uma etapa rumo a homologação do novo equipamento.
Os resultados obtidos durante as campanhas de testes em voo, finalizadas em dezembro do ano passado, subsidiarão o desenvolvimento de um futuro pod calibre 12,70 mm (.50 polegadas), além de servir como base para futuros projetos de cargas úteis destinadas para outros fins.