HAL começa a produzir o caça de 5.5 geração AMCA. Em colaboração com a Aeronautical Development Agency (ADA) e a Defence Research and Development Organisation (DRDO), a estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) começou a produzir o Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA) da Índia. O AMCA é o um caça stealth de 5.5 Geração, que irá equipar ao mesmo tempo equipar a Força Aérea Indiana (Indian Air Force – IAF) e a Indian Navy (Marinha Indiana). Com o início da atividade produtiva, o programa AMCA entra numa fase crítica.
Os dois primeiros esquadrões na configuração AMCA Mk.1 serão alimentados por um motor importado, enquanto os cinco esquadrões restantes que empregarão a versão avançada Mk.2, terão motores de 125 kilonewton fabricados na Índia e equipados com tecnologias de sexta geração. O motor nacional do novo caça será construído em conjunto pela DRDO e parceria com a francesa Safran. A variante naval será a principal aeronave de combate embarcada da Marinha.
Além dos recursos furtivos, a nova aeronave terá um vetor de empuxo tridimensional, um radar de varredura eletrônica ativa Uttam (AESA), fabricado na Índia, e um compartimento de armas interno para aprimorar as capacidades furtivas e aerodinâmicas da aeronave. O AMCA atingirá uma velocidade máxima de quase 2.600 quilômetros por hora (Mach 2,15), além de um alcance de combate de 1.620 quilômetros. Em sua forma não-stealth, o caça será equipado com um canhão de 23 mm e 14 hard points para carregar armas de até 6.500kg.
O primeiro voo irá ocorrer entre 2024 e 2025 e a entrada em serviço na IAF em meados de 2035, com a versão naval até 2038, se não houver atrasos, algo comum em projetos desta monta.
A Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA) está atualmente trabalhando com a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) na versão Mk.2 do TEJAS Light Combat Aircraft (LCA), bem como no AMCA e no Twin Engine Deck Based Fighter (TEDBF) para o Marinha indiana.
“As configurações foram congeladas”, disse Girish S Deodhare, diretor geral da ADA, em comunicado à mídia. “Requisitos preliminares de qualidade de serviço (PSQR) foram finalizados e a revisão preliminar do projeto foi concluída.”
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS