Acidente com helicóptero SAR da Força Aérea Canadense. Em 10 de março, um helicóptero CH-149 Cormorant do Esquadrão 103 de Busca e Resgate (103sq) da Força Aérea Real Canadense (RCAF) se envolveu em um grave acidente no Aeroporto Internacional de Gander, província de Terra Nova, Canadá. Seis tripulantes estavam a bordo da aeronave (dois pilotos, dois engenheiros de voo e dois técnicos SAR), sendo que apenas um permanece hospitalizado.
A aeronave, matrícula 149903 (c/n 50071/CSH03 ), estava realizando treinamentos de voos pairados, quando por algum motivo sofreu o acidente, que a deixou bastante danificada. Imediatamente os socorristas do Aeroporto de Gander e da Ala 9 da RCAF atenderam os tripulantes do CH-149.
Inicialmente, quatro tripulantes foram levados para um hospital, enquanto outros dois foram avaliados no local e liberados. Segundo um comunicado mais recente da RCAF, apenas um tripulante permanece hospitalizado em condição estável.
A RCAF originalmente possui uma frota de quinze CH-149 Cormorants (Merlin EH101 Mk511), dos quais dois foram perdidos. Os helicópteros são operados pelo 103sq de Gander, 442sq da CFB Comox e 413sq de CFB Greenwood.
Uma investigação foi aberta para apurar o motivo do acidente.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO