Em breve o Esquadrão Gordo receberá os seus primeiros KC-390. A Força Aérea Brasileira (FAB) deverá ativar muito em breve a segunda unidade de transporte equipada com aeronaves Embraer KC-390. A informação não é oficial, mas fontes afirmam que nas próximas semanas, o 1º/1º GT “Esquadrão Gordo” receberá os dois KC-390 transferidos do 1º GTT “Esquadrão Zeus”.
A informação é que duas aeronaves deixarão o “Esquadrão Zeus”, da Base Aérea de Anápolis (GO), e passarão a voar no “Esquadrão Gordo”, sediado na Base Aérea do Galeão (RJ). Uma delas, possivelmente será o FAB 2857, que foi recebido em cerimônia oficial no dia 16/02, e que estava adornado com uma “bolacha” do “Gordo” (nota aqui).
Atualmente o 1º/1º GT é a única unidade da FAB equipada com os quadrimotores C-130M Hércules, que terão o início da sua desativação entre 2023 e 2024. Os tripulantes do “Gordo” receberam treinamento no KC-390, e estão voando missões do “Zeus” para treinamento operacional.
Nesta quinta-feira (10/03), pela primeira vez um KC-390 foi visto nos sites de monitoração de voos online, utilizando o código do Esquadrão carioca, indicando que em seu comando (1P) estava um tripulante do 1º/1º GT. O FAB 2857 realizou o voo entre os aeroportos de Campo Grande (MS) e do Galeão (RJ) com o indicativo de chamada “GORDO 57”.
O “Esquadrão Gordo” é o último reduto dos C-130 Hércules na FAB, operando uma frota de dez aeronaves, sendo dois KC-130M (FAB 2461 e 2462) e oito C-130M (FAB 2471, 2472, 2473, 2474, 2475, 2476, 2477 e 2479). Com a chegada do jato da Embraer, o 1º/1º GT irá operar temporariamente com dois tipos de aeronaves, até que os Hércules saiam definitivamente de serviço.
A FAB possui como aviões-tanque para reabastecimento em voo das unidades de caça apenas os dois KC-130M (FAB 2461 e 2462), mas a certificação do KC-390 para missões REVO (Reabastecimento em Voo) segue o cronograma e está bem avançada.
Nesta semana, a Embraer e o Instituto De Pesquisas E Ensaios Em Voo da FAB (IPEV) realizaram mais algumas avaliações do sistema REVO do KC-390. O protótipo do KC-390 (PT-ZNJ), foi enviado para a Base Aérea de Canoas (RS) no dia 09/03, onde realizou alguns voos noturnos para avaliações dos sistemas de iluminação externas durante o reabastecimento em voo.
O KC-390 chegou em Canoas com o indicativo-rádio “ENSAIO 16” (número do piloto de testes da Embraer), trocando imediatamente após o pouso para “EMBRAER 01”. Foram realizadas missões REVO com dois F-5M pilotados por militares do IPEV, indicativo “PROVA BRANCO” (FAB 4869 e 4873).
Os voos serviram para os técnicos da Embraer testar o sistema de iluminação externa do KC-390, principalmente com variações na intensidade das luzes durante REVO, e as consequentes avaliações sob o ponto de vista dos pilotos dos caças.
Em breve a FAB deverá iniciar os primeiros voos operacionais de REVO, envolvendo os seus KC-390 e as unidades F-5M do 1º GAvCA “Esquadrões Pif-Paf e Jambock” e 1º/14º “Esquadrão Pampa”. Futuramente serão inciados os testes com os novos F-39E/F Gripen do GDA “Esquadrão Jaguar”.
A frota KC-390 da FAB atualmente está composta por cinco aeronaves, todas reunidas em Anápolis (GO), no 1º GTT “Esquadrão Zeus”. A sexta unidade (FAB 2858) será entregue pela Embraer ainda neste ano para o “Zeus”.
> FAB 2853 (c/n 3900004) – recebido em 04/09/2019;
> FAB 2854 (c/n 3900005) – recebido em 13/12/2019;
> FAB 2855 (c/n 3900006) – recebido em 27/06/2020;
> FAB 2856 (c/n 3900007) – recebido em 19/12/2020;
> FAB 2857 (c/n 3900008) – recebido em 16/02/2022;
> FAB 2858 (c/n 3900009*) – visto em fase final de montagem em 10/06/2021.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO