• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

E-550A da AMI faz missão para OTAN no Leste Europeu

10 de março de 2022
E-555A da AMI faz missão para OTAN no Leste Europeu.
E-550A da AMI faz missão para OTAN no Leste Europeu (Foto: AMI).

E-550A da AMI faz missão para OTAN no Leste Europeu. Uma das duas aeronaves G550 CAEW/EA (Conformal Airborne Early Warning) da Aeronautica Militare Italiana – AMI (Força Aérea Italiana) realizou no dia 8 de março uma missão sobre o leste da Romênia, perto da fronteira com a Moldávia e da Ucrânia, durante 4 horas.

O G550 CAEW designado E-550A MM62293/14-11 do 71º Gruppo do 14° Stormo da AMI, sediado na Base Aérea de Pratica di Mare (LIRE), voou uma missão de vigilância no espaço aéreo romeno, não muito longe da fronteira leste com a Moldávia e ao sul da fronteira com a Ucrânia com call sing “Perseo 71”. Foi a primeira vez que o avião de vigilância italiano sobrevoou a Europa Oriental após a invasão russa. Atualmente a AMI possui duas aeronaves Gulfstream E-550A CAEW, matriculadas MM62293 # 14-11 e MM62303 # 14-12.

A aeronave italiana se junta a uma equipe de ativos da OTAN, incluindo aeronaves E-8 JSTARS e RC-135V/W dos EUA; RC-135W River join da RAF e e UAS RQ-4 Global Hawk e E-3C AWACS da OTAN, que estão realizando missões ISR (Intelligence Surveillance Reconnaissance), visando monitor quase constantemente a situação no solo e no ar na Ucrânia e ao longo das fronteiras com a Bielorrússia e a Moldávia. 

Em 7 de março de 2022, um avião-tanque KC-767A da AMI também voou a primeira missão desse tipo sobre a Europa Oriental em apoio a aeronaves de combate encarregadas da missão aprimorada de policiamento aéreo da OTAN.

O E-550A "14-11" como código-rádio "Perseo 71" fez sua estreia na coleta de dados da guerra Rússia-Ucrânia no dia 8 de março, em um voo de 4 horas (Foto: AMI).
O E-550A “14-11” como código-rádio “Perseo 71” fez sua estreia na coleta de dados da guerra Rússia-Ucrânia no dia 8 de março, em um voo de 4 horas (Foto: AMI).

O CAEW italiano além de ser um sistema de alerta aéreo antecipado também gerencia o campo de batalha, realiza comunicações seguras, pode monitorar uma determinada área para tráfego desconhecido, gerenciar missões aliadas, além de coletar informações sobre emissões inimigas com sensores ESM (Electronic Support Measures) a bordo. Os dados podem ser compartilhados com todos os “jogadores” relevantes, incluindo estações de radar no solo, outras aeronaves, navios, etc. 

O programa italiano JAMMS (Joint Airborne Multi-sensor Multi-mission System), a Força Aérea Italiana planeja operar uma frota de 10 G550 configurados para missões especiais: juntamente com as duas aeronaves G550 CAEW, duas novas aeronaves AISREW (Airborne Intelligence, Surveillance, Reconnaissance, and Electronic Warfare) para missões SIGINT e seis aeronaves “verdes” que podem ser convertidas posteriormente em configurações JAMMS ou CAEW.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login