• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

EUA nega repassar os F-16V de Taiwan à Polônia

8 de março de 2022

Newly commissioned upgraded F-16V fighter jets are seen at Air Force base in Chiayi in southwestern Taiwan Thursday, Nov. 18, 2021. Taiwan has deployed the most advanced version of the F-16 fighter jet in its Air Force, as the island steps up its defense capabilities in the face of continuing threats from China. (AP Photo/Johnson Lai)

EUA nega repassar os F-16V de Taiwan à Polônia (Foto: Johnson Lai).
EUA nega repassar os F-16V de Taiwan à Polônia (Foto: Johnson Lai).

EUA nega repassar os F-16V de Taiwan à Polônia. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (US DoD) informou no dia 7 de março que não tem planos de repassar os caças Lockheed Martin F-16V programados para serem entregues a Taiwan à Polônia em 2023, chamando a informação de especulações “não precisas”.

Os comentários do porta-voz do Pentágono, John Kirby, seguiram uma reportagem do New York Times no domingo, que disse que o governo Biden estava explorando maneiras de fornecer caças poloneses de fabricação soviética à Ucrânia para ajudar na guerra contra a Rússia. Como os pilotos ucranianos são familiarizados com aeronaves de fabricação russa, poderia haver uma opção era enviar F-16 à Polônia em troca do repasse dos MiG-29 da Força Aérea Polonesa, embora “os oficiais poloneses parecessem não entusiasmados com a ideia”.

Como o próximo lote de F-16 fabricados no EUA prontos para exportação são os previstos para Taiwan, surgiu rumores que esses caças seriam uma opção a Polônia, como forma de incentivar o repasse ao Ucrânia de seus MiGs. Naturalmente isto geraria um prejuízo a Taiwan, que já tem seus problemas de defesa frente a China. Isto teria que ser compensado.

Questionado durante uma entrevista à CNN se os jatos F-16 destinados a Taiwan poderiam ser fornecidos à Polônia, Dojo Kirby respondeu: “Esse boato não é preciso”. No entanto, ele reconheceu que Washington não “atrapalharia” se qualquer nação quisesse fornecer à Ucrânia caças, pelo contrário, ajudaria. Os EUA começaram a conversar sobre como poderiam “abastecer” ou substituir aeronaves transferidas para a Ucrânia por outra nação, incluindo “que tipo de aeronave, de onde viriam e como são obtidas”. No entanto, ele esclareceu que os EUA “não temos a resposta e nenhuma proposta está na mesa”.

Enquanto isso, a porta-voz da Casa Branca Jen Psaki confirmou na segunda-feira que o governo está consultando a Polônia e outros aliados da Otan sobre a possibilidade de transferir aviões para a Ucrânia, mas disse que a decisão cabe a Varsóvia.

Em 2019, o governo dos EUA aprovou a venda de 66 F-16Vs para Taiwan em um acordo de US$ 8 bilhões, com entrega prevista para começar em 2023, que durar até 2026. Os 66 F-16V serão implantados na Base Aérea de Taitung, no leste de Taiwan, que também está atualizando mais de 100 caças F-16A/B para o programa F-16V.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login