Dois KC-390 da Embraer realizam missão REVO noturna. Na noite de ontem (04/03), dois protótipos das aeronaves KC-390 Millennium realizaram uma missão na área restrita da Embraer de Gavião Peixoto (SP), possivelmente para avaliação noturna dos sistemas de Reabastecimento em Voo (REVO). Os voos envolveram as aeronaves, matrículas PT-ZNG e PT-ZNJ, que decolaram do aeródromo da Embraer Gavião Peixoto (GPX/SBGP) por volta das 20h30 (horário local).
Conforme os dados registrados pelos sites de monitoração online, o PT-ZNJ voou por cerca de duas horas entre Bauru, Araçatuba e São José do Rio Preto, interior de São Paulo, sempre mantendo o nível de voo FL150 (15 mil pés). Os registros do voo do PT-ZNG não estão completos, mas a sua decolagem e pouso foram em horários similares ao do “ZNJ”. Rádio-escutas da região captaram a comunicação entre as aeronaves, que mantinham a fraseologia padrão para missões REVO.
O PT-ZNG é uma aeronave de série destinada à FAB, futuro 2852, e que está com a Embraer para agilizar a campanha de ensaios e homologações. Depois de concluídos todos os programas de avaliações, o futuro 2852 será destinado ao 1º GTT Esquadrão Zeus, ou ao 1º/1º GT Esquadrão Gordo.
O projeto KC-390 foi certificado para missões de REVO em 26 de março de 2021, quando foram realizados os testes de reabastecimento em voo, envolvendo essas mesmas aeronaves. Naquela missão, o KC-390 PT-ZNG estava equipado com kit REVO, atuando como aeronave reabastecedora, enquanto o PT-ZNJ atuou como aeronave receptora.
O voo de certificação foi realizado por pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O objetivo foi verificar o desempenho do KC-390 em todas as etapas do REVO, desde o seu posicionamento em relação ao avião reabastecedor até o acoplamento da mangueira e a transferência de combustível. Todas as atividades foram supervisionadas por engenheiros do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pelo processo de certificação.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO