França e Espanha lançam programa Tiger MkIII. A Airbus Helicopters e a OCCAR (Organization for Joint Armament Cooperation) assinaram um contrato para o desenvolvimento, produção e suporte inicial ao programa de atualização dos helicópteros de ataque Tiger MkIII. A OCCAR representa a francesa DGA (Direction Générale de l’Armement) e a espanhola DGAM (Dirección General de Armamento y Material).
O contrato envolve o upgrade de 42 helicópteros da França (com possibilidade de adicionar mais 25 unidades) e 18 aeronaves da Espanha. Além disso, está aberta a possibilidade da Alemanha aderir posteriormente ao programa Tiger MkIII.
O primeiro protótipo está programado para voar em 2025, e a primeira entrega à DGA francesa ocorrerá no final de 2029 , seguida pelo primeira unidade entregue para a Espanha em 2030. O trabalho de desenvolvimento e atualização será realizado nas instalações da Airbus Helicopters em Albacete (Espanha), Marignane (França) e Donauwörth (Alemanha).
“O programa Tiger MkIII fornecerá uma resposta europeia à necessidade de um helicóptero de ataque de última geração nas próximas décadas. Com esta atualização, o Tiger continuará sendo um ativo essencial e moderno para seus exércitos e reforçará a cooperação de defesa na Europa”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, acrescentando que “o Tiger MkIII não terá equivalente no mundo para operações de alta intensidade e melhorará ainda mais as capacidades de conectividade, precisão e poder de fogo do atual Tiger”.
A versão Tiger MkIII envolve uma atualização abrangente dos sistemas do helicóptero de ataque europeu. Comprovado em combate, o Tiger é de difícil detecção, altamente ágil e com alta capacidade de sobrevivência, algo que os operadores continuarão a se beneficiar com a atualização do MkIII.
A nova versão permitirá que a aeronave se conecte ao cenário de combate com equipamentos tripulados e não tripulados, além de compartilhar informações táticas em tempo real. Ele também incorporará uma ampla gama de armamentos (torre de tiro, foguetes e mísseis guiados a laser) e capacidades renovadas de detecção e direcionamento. A integração de aviônicos de última geração reduzirá a carga de trabalho da tripulação e permitirá que eles se concentrem totalmente na execução da missão.
A configuração padrão do Tiger MkIII incluirá a integração do sistema de mira Safran Strix NG, aviônicos Thales FlytX, visor montado no capacete Topowl DD, uma atualização Indra IFF, Thales GNSS e o sistema de navegação inercial da Safran. O conjunto de comunicação será atualizado com o rádio Contact/Synaps da Thales e links de dados dedicados a equipes tripuladas/não tripuladas.
Especificamente para as aeronaves espanholas, serão incluídas as funcionalidades Link16 e SATCOM, um sistema de gerenciamento de campo de batalha e contramedidas da Indra, foguetes guiados de 70 mm e um novo míssil ar-terra.
Os Tiger MkIII franceses serão equipados com sistema de gerenciamento de campo de batalha da ATOS e contramedidas fornecidas pela Thales. O novo pacote de armas para a França incluirá o MBDA MAST-F (Future Tactical Air-Surface Missile) e o míssil ar-ar Mistral 3.
Em 2019 a Airbus Helicopters e a OCCAR assinaram um Contrato de Suporte Global, com objetivo era aumentar a taxa de disponibilidade dos Tigres em serviço nos exércitos francês, alemão e espanhol. Graças a este contrato, a taxa de disponibilidade para a frota do Exército Francês tem progredido significativamente nos últimos dois anos. Resultados semelhantes são esperados nos próximos meses para as aeronaves da Espanha e Alemanha.
Fonte: Airbus Helicopters
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