Ucrânia: porque um cargueiro Il-76TD da companhia russa Volga-Dnepr voou sobre a Polônia e Eslováquia? Na manhã de ontem (01/03), quem estava observando os sites de monitoração de voos on-line, notou um avião cargueiro de uma companhia aérea russa cruzando o espaço aéreo polonês e pousando na Eslováquia. Este fato chamou a atenção, porque desde o início da invasão ao território ucraniano, a Polônia e a Eslováquia fecharam os seus espaços aéreos para voos e/ou aeronaves russas.
O Ilyushin IL76TD da companhia aérea cargueira russa Volga-Dnepr Airlines, matrícula RA-76952, realizou o voo “VDA 5956”, entre o Aeroporto Internacional Moscou-Domodedovo (DME/UUDD), Rússia, e o Aeroporto Internacional de Bratislava (BTS/LZIB), na Eslováquia. Obviamente o voo da Volga-Dnepr não cruzou o espaço aéreo ucraniano, em guerra.
A rota realizada pelo “VDA 5956” saiu do território russo pelo norte da Belarus, passou pelo norte da capital Minsk, seguindo para leste, em direção à Grodno, entrando no espaço aéreo polonês pela região nordeste do país. Na FIR Varsóvia o jato russo curvou para sul, passando a oeste da capital polaca, mantendo o nível de voo FL340 (34 mil pés), saindo pela Cracóvia, por onde acessou a FIR Bratislava, pousando no aeroporto da capital eslovaca 02h20min após decolar de Moscou.
Agora, as perguntas que não querem calar:
– Como o cargueiro russo conseguiu voar nos espaços aéreos fechados da Polônia e da Eslováquia?
– Porque a Polônia, tão engajada com a Ucrânia na luta contra os russos, deixou um jato moscovita passar sobre o seu território?
Bem, a resposta veio por meio da diplomacia. O Ministério da Economia da Eslováquia coordenou as liberações deste voo, que transportou combustível nuclear, utilizado pela concessionária de energia elétrica Slovenské Elektrárne (SE).
“Depois de garantir o fornecimento de gás e o petróleo, a economia eslovaca teve o fornecimento de energia nuclear assegurado. Estou satisfeito por termos conseguido essa logistica, e agradeço também aos Ministérios das Relações Exteriores e Transportes pela excelente coordenação e tratamento das licenças”, disse o ministro Richard Sulík.
“Embora a Eslováquia tenha fechado o espaço aéreo para voos russos, neste caso, de acordo com os regulamentos aplicáveis, foi utilizada uma exceção, que pode ser aplicada no caso de ajuda humanitária e transporte de combustível nuclear”, salientou Sulík, que agradeceu a cooperação da Ministra da Energia polonesa Anna Moskwa.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO