Filipinas monitora seus contratos militares com Moscou. Em meio aos ao conflito no território ucraniano, o Departamento Nacional de Defesa das Filipinas (DND) anunciou que um acordo militar com o governo da Rússia, assinado antes do início da guerra, permanece temporariamente inalterado. O documento envolve a aquisição de equipamentos militares, como parte do programa de modernização das Forças Armadas Filipinas.
O acordo envolve a aquisição de 16 helicópteros de transporte pesado Mil Mi-17, de fabricação russa, que o Secretário de Defesa das Filipinas, Delfin Lorenzana, acredita que não será afetado pelo conflito na Ucrânia.
Falando para a imprensa na sexta-feira (25/02), Lorenzana disse que o governo “por enquanto” não tomará partido entre os dois países em conflito na Europa. O Secretário do DND, salientou que as Forças Armadas Filipinas estão preparadas, em caso a violência se espalhe para outros países.
Entretanto, o governo das Filipinas parecem estar em uma situação difícil, uma vez que o seu país é um dos aliados militares dos Estados Unidos. Como é sabido, Washington está entre os países que condenam veementemente a invasão russa à Ucrânia, e que estão impondo pesadas sanções à Moscou.
Além disso, o Secretário de Relações Exteriores, Teodoro Locsin Jr., disse que a embaixada das Filipinas em Varsóvia, na Polônia, mobilizou uma equipe para ajudar no resgate e repatriação dos cerca de 300 trabalhadores filipinos que vivem na Ucrânia.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO