Exército chinês recebeu os primeiros Harbin Y-12 otimizados. Recentemente o Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA) recebeu as primeiras unidades da nova versão do bimotor de transporte leve Harbin Y-12. Equipado com aviônicos modernos, motores mais potentes, capacidade e desempenho aprimorados, a aeronave será usada em missões de treinamento e transporte das forças especiais.
A China Central Television (CCTV) informou no sábado (26/02), que pilotos de uma Brigada de Transporte Aéreo de Tropas do PLA não identificada, estão realizando treinamentos com os novos bimotores.
“A nova aeronave possui excelente desempenho e novo cockpit otimizado. Após a decolagem, ele sobe mais veloz que a versão anterior, graças aos motores mais potentes, além de permitir várias manobras táticas antes impossíveis”, disse Hu Yongsen, Piloto da Brigada do PLA em entrevista à CCTV.
O Harbin Y-12 substituirão os antigos Shijiazhuang Y-5 em missões de transporte de forças especiais e treinamento de paraquedistas do PLA, disse Fu Qianshao, especialista em aviação militar chinesa, ao Global Times.
No início do mês passado, autoridades de defesa de Taipei relataram que um Y-12 civil chinês se aproximou da Ilha Dongyin, administrada por Taiwan e próxima da China continental. Este incidente colocou em cheque a defesa aérea taiwanesa, pois a presença do Y-12 foi informada por moradores locais aos militares.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO