Ucrânia: Romênia devolve o Su-27 ucraniano retido em seu país. Atendendo um pedido de Kiev, o Ministério da Defesa da Romênia devolveu para a Força Aérea Ucraniana (UAF) hoje (01/03), o Sukhoi 27 que foi interceptado por caças da Força Aérea Romena (RAF) no início da guerra. Na manhã de 24 de fevereiro (primeiro dia da invasão russa à Ucrânia), o Su-27 ucraniano acessou o espaço aéreo romeno, sendo levado para a Base Aérea 95 em Bacau.
Autoridades romenas informaram que, em cumprimento à legislação internacional, o jato de combate ucraniano, matrícula “23 Azul”, foi desarmado e escoltado por dois caças MiG-21 LanceR da RAF até o limite do espaço aéreo nacional, de seguiu para uma base aérea não divulgada na Ucrânia.
Autoridades romenas divulgaram que, ao contrário do que foi informado nas redes sociais, nenhuma outra aeronave ucraniana pousou em aeroportos ou bases aéreas do seu país, desfazendo rumores de deserções por partes de pilotos ucranianos.
As Forças Armadas da Romênia estão em alerta máximo, tendo ativado pontos de comando e controle militar para monitorar eventuais situações em seu território, que possam surgir em virtude da invasão russa à Ucrânia.
Desde a semana passada, a Base Aérea 96 em Borcea, na Romênia, está atuando ativamente na defesa aérea conjunta do espaço aéreo da OTAN. Dois caças F-35A da USAF estão atuando a partir de Borcea em “missões conjuntas de treinamento para aumentar a interoperabilidade entre os aliados da OTAN e missões conjuntas de policiamento aéreo”.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO