Ucrânia: A400Ms do EdA leva 20 mil kg suprimentos. O Governo da Espanha enviou no dia 27 de fevereiro 20.000 quilos de equipamentos de proteção individual e suprimentos médicos para a Ucrânia em aviões Airbus A400M Atlas do Ejército del Aire (EdA). A ministra da Defesa, Margarita Robles, presenciou na Base Aérea de Madrid/Torrejón (LETO), o carregamento de um dos dois aviões A400M da Ala 31 que é sedada em Zaragoza (LEZG).
Os aviões transportaram a carga até um aeroporto polonês, perto da fronteira com a Ucrânia, para serem recolhidos pelas autoridades deste país. A carga é composta por suprimentos médicos (máscaras, luvas e trajes de proteção médica) e suprimentos de defesa e proteção individual fornecidos pelo Exército (capacetes, coletes de proteção anti-fragmento e NBC). O suprimento será distribuídos a refugiados e ucranianos que estão lutando contra a forças russas que invadiram o país dia 24 de fevereiro.
A Ministra da Defesa agradeceu ao Exército e à Força Aérea o grande esforço que fizeram para que este material pudesse ser transferido do da 27. Margarita Robles também anunciou que a Saúde Militar da Espanha ofereceu ao Ministério da Saúde do país 75 leitos no Hospital de Defesa Central e 25 no Hospital Militar de Saragoça para atender ucranianos feridos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS