• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia: EUA eleva DEFCON após ameaça nuclear de Putin

27 de fevereiro de 2022
Ucrânia: EUA eleva DEFCON após ameaça nuclear de Putin.
Ucrânia: EUA eleva DEFCON após ameaça nuclear de Putin.

Ucrânia: EUA eleva DEFCON após ameaça nuclear de Putin. Às 15h30 UTC (12h30 horário de Brasília) de hoje (27), os Estados Unidos elevaram a condição de prontidão das suas forças de defesa (DEFCON – Defense Readiness Condition) para o Nível 3 “Amarelo”. O motivo foram as ordens do presidente russo Vladimir Putin, para que as suas forças nucleares estejam em alerta máximo no conflito com a Ucrânia, usando como motivo “as declarações agressivas” da OTAN e as sanções impostas ao seu país.

Os Níveis DEFCON das Forças Armadas dos Estados Unidos são cinco:

DEFCON 1 (Branco) “COCKED PISTOL” – Conflito nuclear iminente ou iniciado;
DEFCON 2 (Vermelho) “FAST PACE” – Próximo passo para um conflito nuclear;
DEFCON 3 (Amarelo) “ROUND HOUSE” – Prontidão acima do normal;
DEFCON 4 (Verde) “DOUBLE TAKE” – Maior vigilância e medidas reforçadas;
DEFCON 5 (Azul) “FADE OUT” – Menor estado de prontidão.

O site DEFCON Warning System, que monitora a alteração dos níveis de defesa dos EUA, publicou uma nota, informando que “neste momento, não há ameaças nucleares iminentes, no entanto, a situação é considerada fluida e pode mudar rapidamente”.

“O presidente Putin tem mostrado uma agressividade incomum ultimamente, portanto não é inteiramente impossível que ele reaja fora do domínio da razoabilidade”, diz o comunicado da DEFCON Warning System. A Rússia sente que o Ocidente é fraco e irá capitular se for usada força suficiente, além disso, teme a possibilidade de invasão [pelas forças da OTAN], e esse medo está levando a “paranoia” do seu presidente.

“Embora não haja temeridade razoável de uma nova escalada, a Rússia não está se comportando razoavelmente. Portanto, julgamos a perspectiva de uma ação nuclear como ‘possível’”, salienta o órgão.

A OTAN emitiu mais sanções à Rússia em retaliação à invasão da Ucrânia, e tem reforçado as tropas da OTAN, principalmente no leste europeu, e ativou oficialmente a sua Força-Tarefa de Alta Prontidão. Além disso, os Estados Unidos encerraram as negociações de controle de armas com a Rússia.

O DEFCON Warning System é uma organização privada de inteligência que monitora e avalia ameaças nucleares por entidades nacionais desde 1984. Não é afiliado a nenhuma agência governamental e não representa o status de alerta de nenhum ramo militar.

Fonte: DEFCON Warning System

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login