Ucrânia: Putin eleva o tom contra OTAN e ameaça com armas nucleares. O presidente russo Vladimir Putin elevou o tom das suas ameaças, e colocou em alerta máximo as unidades de dissuasão nuclear. Ordem foi emitida neste domingo (27), durante uma reunião com a alta cúpula militar russa, incluindo o Ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e o chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Rússia , Valery Gerasimov.
Em meio as tensões com o Ocidente após a invasão da Ucrânia, o presidente Putin alegou que as principais potências da OTAN estão atuando de forma “agressiva”, impondo sanções financeiras contundentes contra pessoas e instituições russas, incluindo ele próprio.
O alerta significa que as unidades equipadas com armamentos nucleares estejam preparadas em “regime especial de dever de combate”, para entrar em ação assim que forem chamados.
O presidente russo alegou que os países ocidentais, principalmente os membros da OTAN, não estão apenas tomando ações no âmbito econômico-financeiros contra o seu país. Putin disse que altos funcionários dessas nações ocidentais estariam agredindo e ameaçando a Rússia.
A invasão russa à Ucrânia já deixou centenas de mortos. A Rússia lançou ataques com mísseis contra edifícios civis em Kiev, Kharkiv e outras grandes cidades ucranianas, pois ameaça um ataque total não visto desde a Segunda Guerra Mundial.
Nesta semana, o mandatário principal russo ameaçou retaliar duramente qualquer nação que interviesse diretamente no conflito na Ucrânia. A ordem aumenta as ameaças de que as tensões com o Ocidente poderiam levar o conflito convencional, atualmente travado em território ucraniano, para o patamar nuclear, com consequências inimagináveis.
@FFO
Às 15h30 UTC (12h30 horário de Brasília) de hoje (27), os Estados Unidos elevaram a condição de prontidão das suas forças de defesa (DEFCON - Defense Readiness Condition) para o Nível 3 "Amarelo". O motivo foram as ordens do presidente russo Vladmir Putin, para que as suas forças nucleares estejam…
Em "Notícias"
A Comissão Europeia acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de estar desesperado após sua ameaça de usar armas nucleares na Ucrânia. “Ele está usando o elemento nuclear como parte de seu arsenal terrorista. Isso é inaceitável”, disse Peter Stano, porta-voz da divisão de política externa da UE, a repórteres no…
Em "Notícias"
A Rússia pode ser forçada a usar armas nucleares se a contraofensiva da Ucrânia for bem-sucedida, disse Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança Nacional, em uma postagem publicada ontem (31) no Telegram. Esta é a mais recente de uma série de ameaças nucleares feitas…
Em "Notícias"